Governo do Estado da Bahia

Salvador oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído em 1986 com o objetivo reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de produtos derivados do tabaco, Salvador conta com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PCMT) em pleno funcionamento em mais de 40 unidades de saúde da rede.

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, de forma individual e em grupos, visando fortalecer os vínculos sociais e de superação no processo de reabilitação. O primeiro passo é se inscrever em uma das unidades, levando um documento de identificação oficial com foto e cartão do SUS.

Após a inscrição, o paciente passa por uma entrevista (anamnese) para avaliação do interesse em se tratar e, também, do nível de dependência da nicotina. Isso porque, em alguns casos, além das terapias em grupo, também é indicado o uso de medicamento.

Vencidas essas duas etapas, o paciente começa a fazer as terapias coletivas semanais. O apoio é dado por um grupo de profissionais qualificados, entre eles médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas e enfermeiros.

“Salvador se destaca pelo trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos que tem como principal objetivo promover qualidade de vida à sua população. Isso envolve o alinhamento das atividades da Saúde e a legislação da cidade que proíbe, por exemplo, o uso de cigarro ou qualquer outro derivado do tabaco em ambiente coletivo total ou parcialmente fechado; bem como a sensibilização e conscientização das pessoas. O uso do tabaco é identificado como fator de risco para uma série de doenças, além de prejudicar a saúde coletiva. Então, parar de fumar também é um ato de amor próprio e cuidado com o outro”, declara a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.

Números – O tabagismo é o único fator de risco totalmente evitável e responsável por mortes, doenças e alto custo aos sistemas de saúde, assim como afeta indiretamente a qualidade de vida do cidadão e da sociedade. No Brasil, 443 pessoas morrem por dia em decorrência do tabagismo; cerca de 162 mil mortes anuais poderiam ser evitadas, e mais de R$ 125 bilhões de reais são os custos dos danos produzidos pelo cigarro no sistema de saúde e na economia, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2022.

Estudo do Ministério da Saúde sobre o tema, o Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2019) aponta que Salvador é uma das cinco cidades brasileiras com menor índice de fumantes entre pessoas com idade igual ou acima dos 18 anos, com 5,4% da população. No Brasil, esse número é de 9,8%. A capital baiana só fica atrás de Teresina (4,4%), Aracaju (4,7%), São Luíz (4,8%) e Manaus (5,2%). Além disso, Salvador apresenta a menor frequência de fumantes passivos em domicílio (2,9%).

Confira a lista de unidades do PMCT

CENTRO DE SAUDE MENTAL OSWALDO CAMARGO
USF ÚRSULA CATHARINO GARCIA
USF DO ALTO DAS POMBAS
USF IVONE SILVEIRA CALABAR
UBS DR. CESAR DE ARAÚJO
USF DO CANDEAL PEQUENO
UBS MAJOR COSME DE FARIAS
USF SANTA LUZIA
USF CLAUDELINO MIRANDA
UBS RODRIGO ARGOLO
USF MATA ESCURA
USF CALABETÃO
USF CAJAZEIRAS XI
USF BOCA DA MATA
SERVICO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SÃO FRANCISCO
UBS DR. PÉRICLES ESTEVES CARDOSO BARBALHO
CENTRO DE SAUDE MENTAL E REABILITACAO ÁLVARO RUBIM DE PINHO
UBS MINISTRO ALKIMIN
USF JOANES LESTE
USF PROFESSOR EDUARDO MAMEDE
UBS DR. ORLANDO IMBASSAY
USF VILA VERDE
USF SAN MARTIN
USF VALE DO CAMBONAS
USF CANABRAVA
UBS CASTELO BRANCO
USF SAN MARTIN II
USF DEPUTADO LUIZ BRAGA
USF BOM JUÁ
USF ALTO DE COUTOS II
USF FAZENDA COUTOS I
HOSPITAL ESPECIALIZADO OCTÁVIO MANGABEIRA
HOSPITAL PSIQUIÁTRICO JULIANO MOREIRA
USF MUSSURUNGA I
USF KM 17 DE ITAPOAN
UBS PROFESSOR BEZERRA LOPES
USF ILHA AMARELA
USF ALTO DA TEREZINHA
MULTICENTRO DE SAUDE AMARALINA DR. ADRIANO PONDÉ
USF JAQUEIRA DO CARNEIRO
USF SÃO JOÃO DO CABRITO

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Porto Seguro

Em Ubatã, PRF recupera uma motocicleta roubada há quase 40 anos

Na última segunda-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta roubada há quase 40 anos. O incidente...