Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia

Salvador: Sefaz conclui 90% dos atendimentos realizados pela plataforma virtual em até 48 horas

O atendimento virtual ao contribuinte soteropolitano está cada vez mais célere. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), 90% dos serviços realizados pelo Formulário de Atendimento Virtual (FAS) foram concluídos em até 48 horas. Lançada em maio de 2022, a plataforma recebeu 96 mil solicitações até o momento.

Dentre os principais serviços oferecidos pelo FAS estão a emissão da segunda via de tributos, parcelamento e certidões, consulta e esclarecimento de dúvidas, cancelamento de notas e liberação da senha web. Por meio do portal, ainda é possível que o contribuinte acompanhe o status da solicitação pelo número de protocolo, insira documentos e receba atualizações dos procedimentos no e-mail cadastrado.

Atualmente, 152 dos 174 serviços oferecidos pela Fazenda municipal podem ser realizados através dos portais https://www.fas.sefaz.salvador.ba.gov.br, https://www.sefaz.salvador.ba.gov.br e https://www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br. Esse número representa 87% dos tipos de atendimento oferecidos ao cidadão.

A secretária da Fazenda, Giovanna Victer, exaltou o desempenho da ferramenta. Para a gestora, a digitalização de serviços mostra que a Sefaz segue empenhada na entrega de um atendimento eficiente ao cidadão. “Expandir a digitalização da pasta é um desafio diário para nós, e é com muito orgulho que vemos a modernização se mostrando eficaz. O resultado positivo traz mais facilidade ao contribuinte e incrementa a arrecadação tributária”, disse.

Mais segurança – Recentemente, a Sefaz avançou mais uma etapa no processo de simplificação e ampliação da confiabilidade do atendimento por meio do FAS. No último dia 7 de agosto, o acesso à ferramenta passou a ser realizado através do Gov.Br, trazendo mais segurança à plataforma com a migração da assinatura eletrônica dos contribuintes de simples para a avançada.

A expectativa da pasta é que a medida, implementada nos moldes da Lei 14.063/2020, chamada de Lei da Assinatura Eletrônica, abrirá novas possibilidades. Com a autenticação mais segura, novos serviços poderão ser ofertados ao cidadão de maneira virtual.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Municipal de Savaldor

Com apoio da Prefeitura, oficina gratuita de ovos de Páscoa possibilita renda extra para alunos

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), deu continuidade à...