Pesquisa aponta 92% de satisfação dos usuários com a Rede SAC

Uma pesquisa realizada para medir a percepção dos usuários da Rede SAC constatou que 92,7% dos entrevistados ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento prestado nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão, no primeiro semestre de 2023. O resultado ficou um ponto percentual acima da média anual de 2022.

Realizado pela Secretaria da Administração, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o levantamento entrevistou 46,9 mil usuários de 29 unidades da Rede, distribuídos entre cidades do Interior, na Capital e na Região Metropolitana de Salvador. “A Rede SAC possui o reconhecimento da população pela boa prestação de serviços públicos, como revela a pesquisa. Mas os dados levantados sobre a satisfação dos cidadãos com os serviços prestados pelo SAC servem para monitorar a qualidade e para um constante aprimoramento da Rede”, analisou o secretário da Administração. Edelvino Góes.

O levantamento dos dados da pesquisa foi realizado entre os meses de janeiro e junho deste ano, através do envio de questionários por e-mail para usuários de Rede SAC, após passarem por atendimento em uma das 29 unidades do estado. As informações são compiladas periodicamente e servem como subsídio para implementação de melhorias nos postos e pontos do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

O questionário da pesquisa contém perguntas a respeito de satisfação dos usuários em tópicos como agendamento, atendimento, infraestrutura e outros. O levantamento também traz questões para traçar um breve perfil dos usuários da Rede SAC, com questões sobre gênero e classe social.

Respostas

Os pesquisadores questionaram a satisfação dos usuários com a infraestrutura das unidades da Rede. Entre os entrevistados, 95% ficaram satisfeitos quanto ao conforto, a climatização e a limpeza dos postos e pontos. Este quesito recebeu o maior índice entre os itens pesquisados, o que demonstra o grau de satisfação com infraestrutura do SAC.

Quando perguntados sobre o grau de satisfação com o agendamento para serviços, 93,3% dos usuários do SAC responderam estarem satisfeitos ou muito satisfeitos. A pesquisa também questionou a percepção da qualidade do atendimento na recepção dos Postos e Pontos SAC. Dentre os usuários que responderam o levantamento, 92,6% classificaram o atendimento como satisfatório ou muito satisfatório.

Já sobre os órgãos públicos parceiros, que atuam nas unidades SAC, 90,3% dos entrevistados revelaram terem ficado satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento. A pesquisa também questionou nível de satisfação com a acessibilidade unidades do SAC. Nesse quesito, 92,7% dos entrevistados revelou estarem satisfeitos ou muito satisfeitos com a acessibilidade nos postos e pontos.

A realização de pesquisa de satisfação é exigência do Plano Plurianual (PPA) e pretende aprimorar os serviços prestados aos cidadãos na Rede SAC, por intermédio do monitoramento de percepção dos usuários dos serviços públicos. A aferição da satisfação com a prestação dos serviços públicos também está prevista na Lei Federal 13.460/2017, que estabelece normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços prestados pela administração pública. Os pontos negativos detectados são usados na prática para aprimoramento com a implantação de planos de ação.

Laboratório de cocaína é descoberto pela CIPE Polo no Bairro da Paz

Uma ação da CIPE Polo Industrial resultou na descoberta de um laboratório de refino de cocaína no Bairro da Paz, em Salvador, nesta sexta-feira...

Pânico e tiros em rua movimentada do Imbuí

Policiais militares e assaltantes trocaram tiros na noite desta sexta-feira (04/07), no bairro do Imbuí, em Salvador. A ocorrência foi na Rua das Patativas. Moradores...
Fundação Jose Silveira

Laboratório de cocaína é descoberto pela CIPE Polo no Bairro da Paz

Uma ação da CIPE Polo Industrial resultou na descoberta de um laboratório de refino de cocaína no Bairro da...
Fundação Jose Silveira

Laboratório de cocaína é descoberto pela CIPE Polo no Bairro da Paz

Uma ação da CIPE Polo Industrial resultou na descoberta de um laboratório de refino de cocaína no Bairro da...

Pânico e tiros em rua movimentada do Imbuí

Policiais militares e assaltantes trocaram tiros na noite desta sexta-feira (04/07), no bairro do Imbuí, em Salvador. A ocorrência...

Lula cobra fiscalização de preços de combustíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou, nesta sexta-feira (4), que os órgãos de defesa do consumidor fiscalizem...

Gerente de correspondente bancário é preso por golpes em idosos no município de Itamaraju

Um homem de 37 anos foi preso preventivamente na manhã de quinta-feira (3), no município de Itamaraju, no extremo...