Fotos enviadas ao Informe Baiano exibem as condições precárias do Presídio Salvador, onde ficam os integrantes do Comando Vermelho (CV). Todas as portas das celas dos criminosos estão enferrujadas e algumas tem até buracos.
Na madrugada deste sábado (23/09), três integrantes do grupo criminoso carioca escaparam do espaço, que faz parte do Complexo Lemos Brito.
Um dos registros mostra a porta de ferro azul totalmente enferrujada e um buraco na parte de baixo do acesso. Ou seja, “só não foge quem não quer”.
“Lá dentro é ainda pior, tem mais de 300 gatos doentes. É um fedor desgraçado. Ali é o presídio Salvador, que é dentro do Complexo. É só CV. A maioria dos presos só não sai por medo de morrer. Mas se sair e montar a ‘Teresa’, como fez, já foi. Foi essa abertura que os criminosos utilizaram para sair tranquilamente”, relatou uma fonte do IB que conhece todos os detalhes da unidade prisional.
“É o único presídio que não tem muro. Ele é cercado de mato. Só tem um muro de dois metros na frente do presídio. Mais nada. Saiu pelo mato escapa. Em cima também não tem tela. Os comparsas deles jogam as drogas e os celulares de dentro do mato. Pegam um estilingue e jogam”, acrescenta a fonte do IB.
“Esse presídio tem mais de 50 anos. É do tempo da segunda guerra mundial. Os vagabundos ficam soltos durante o dia e quando chega 17h os policiais penais colocam eles pra dentro. É uma coisa surreal mesmo, inacreditável”, finaliza.
A Secretaria Estadual de Administração Prisional (SEAP) confirmou em nota a fuga de três internos de uma das unidades do Complexo da Mata Escura, na madrugada deste sábado (23/09). A Pasta abriu uma sindicância e “a investigação segue em curso para apurar as circunstâncias da fuga”.
Os presos que empreenderam fuga são: Ricardo Santos Lima dos Santos, que responde por homicídio em Brasília-DF; Washington Ramos Silva, natural de Alagoinhas, e responde por roubo; e Jossiel Dias Santos, que responde processo em São Paulo e já havia decisão para ser recambiado.