Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Bahia Solidária leva ações de saúde, empregabilidade e esporte para o Calabar neste final de semana

Atividades esportivas e de recreação infantil, consultas médicas, cursos de qualificação e serviços de intermediação de mão de obra, são algumas das ações oferecidas pelo Bahia Solidária às comunidades do Calabar e Alto das Pombas a partir desta sexta-feira (6) até o domingo (8), das 8h às 17h. A ação do Governo do Estado reúne serviços de cinco secretarias e será realizado em outros bairros da capital. O objetivo é oferecer, à população, atividades que promovam cidadania e maior integração social.

A programação começa nesta sexta-feira, na Base Comunitária do Calabar, com a capacitação de 50 agentes de lazer, todos oriundos da comunidade ou alunos voluntários de universidades. Os agentes vão atuar na Caravana do Lazer, uma ação da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) que vai oferecer recreação e atividades esportivas para crianças, no sábado, a partir das 8h30, na quadra poliesportiva do Calabar. São atividades de oficinas, jogos e brincadeiras, como peteca, cama elástica, dominó gigante, xadrez gigante, mini trave de futebol e piscina de bolinha.

Atendimento médico

Numa ação da Secretaria de Saúde (Sesab), no sábado (7), serão realizadas consultas médicas com Reumatologista e Clínico Geral, na sede da BCS Calabar das 9h às 12h. Na Escola Aberta do Calabar, no sábado (7) e domingo (8), estão previstos, 160 atendimentos por dia para exame preventivo e 60 para Nutrição, sempre das 8h às16h. No domingo (8) será a vez de atendimento com Ortopedista, das 9 às 12h, além de palestra com crianças sobre saúde bucal, das 10h às12h, ministrada pela Polícia Militar da Bahia.

Cidadania e cursos de qualificação

Mais de quatro mil vagas para atendimentos à comunidade serão oferecidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). No domingo, equipes estarão a postos para inscrição de pessoas interessadas em participar de cursos de qualificação e serviços de intermediação de mão de obra, de emissão de Registro Geral (RG) e linha de financiamento por meio do Programa de Microcrédito do Governo do Estado – o CrediBahia.

O projeto Qualifica Bahia oferece vagas para cursos de cabeleireiro e maquiagem, eletricista de manutenção eletrônica e operador de supermercado. Para o Conectar serão vagas em 17 cursos diferentes para jovens de 16 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública estadual. Entre as opções: atendente de farmácia, barbearia, inglês básico e pré-intermediário, gestão de redes sociais, fotografia digital profissional, entre outros. Já o projeto Trilha oferece 20 vagas para curso de Instalador e Reparador de Rede de Computadores, com bolsa-auxílio no valor de R$ 200.

São 200 vagas disponíveis para micro empreendedores individuais no projeto Bahia MEI, iniciativa que oferece capacitação nas áreas de gestão de pequenos negócios, redes sociais, e-commerce e Google. Os (as) trabalhadores (as) autônomos (as) têm a opção de se inscrever no Contrate.Ba, aplicativo de intermediação de mão de obra autônoma do governo, que conta com 56 serviços em 10 categorias profissionais.

Wi-Fi gratuito na região

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai levar internet Wi-Fi gratuita para a Base Comunitária de Segurança do Calabar através do Conecta Bahia, um dos maiores programas de inclusão digital em curso no Brasil. Através de um equipamento chamado acess point outdoor , a internet estará disponível para toda a população que circula na área da BCS. Ao oferecer gratuidade, o Conecta colabora com a diminuição da desigualdade social. Atualmente, a Secti entrega pontos de internet em praças de diversos municípios baianos.

Ação para mulheres

O espaço, que funcionará na Base Comunitária do Calabar, das 10h às 16h, irá abrigar a equipe multidisciplinar da SPM-BA para atuar na conscientização e sensibilização das mulheres vítimas de violência e no projeto de autonomia econômica e financeira. Os atendimentos começam neste fim de semana e continuam uma vez por semana, para oferecer acolhimento e orientação às mulheres do bairro. As atividades estão marcadas para todas as segundas-feiras a partir do dia 16/10, sem previsão de término.

Confira a programação completa

SEXTA-FEIRA (06/10)

Formação de Agentes de Lazer
Local: Salão da BCS
Horário: 8h30 às 12h

SÁBADO (07/10)

Caravana do Lazer
Local: Quadra Poliesportiva
Horário: 8h30 às 12h

Atendimento com Reumatologista e Clínico Geral
Local: BCS Calabar
Horário: 9h às 12h

160 atendimentos de preventivo
Horário: 8h às 16h
Local: Escola Aberta

60 atendimentos de Nutrição
Horário: 8h às 16h
Local: Escola Aberta

DOMINGO (08/10)

Palestra com crianças sobre saúde bucal
Local: BCS Calabar
Horário: 10h às 12h

Atendimento com ortopedista
Local: BCS Calabar
Horário: 9h às 12h

Preventivo
Local: Escola Aberta
Horário: 8h às 16h

Intermediação de mão-de-obra com o SINE MÓVEL
Local: Escola Aberta
Horário: 10h às 17h
Quantidade: 200 vagas

Emissão de Registros Gerais
Local: Sala de informática
Horário: 10h às 17h
Quantidade: 200 senhas

Inscrições para cursos de qualificação profissional e serviços como Contrate.BA
Data: 9 a 11/10/23
Local: BCS Calabar
Horário: 8h às 17h

STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

O Supremo Tribunal Federal (STF), através de uma decisão do ministro Dias Toffoli, anulou nesta terça-feira (21/05) todas as sentenças contra o empresário Marcelo...

SAC Móvel oferece atendimento gratuito em Cruz das Almas, na quinta e sexta-feira (23 e 24)

O SAC oferece um atendimento totalmente gratuito em Cruz das Almas, a 138 km de Salvador. Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, Ouvidoria...
Fundação Jose Silveira

STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

O Supremo Tribunal Federal (STF), através de uma decisão do ministro Dias Toffoli, anulou nesta terça-feira (21/05) todas as...
Prefeitura Municipal de Savaldor

STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

O Supremo Tribunal Federal (STF), através de uma decisão do ministro Dias Toffoli, anulou nesta terça-feira (21/05) todas as...

SAC Móvel oferece atendimento gratuito em Cruz das Almas, na quinta e sexta-feira (23 e 24)

O SAC oferece um atendimento totalmente gratuito em Cruz das Almas, a 138 km de Salvador. Os serviços disponíveis...

Seades entrega kits e lança livro para reforçar proteção de crianças e adolescentes na Bahia

A apresentação do coral de jovens estudantes da Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara, marcou, nesta terça-feira (21), a entrega...

TUDO ALAGADO: Chuva causa transtornos em Cassange; veja vídeos

Moradores da Rua Norte 1 e 2, no Parque São Cristóvão e Cassange em Salvador, registraram o momento em...