Prefeitura Municipal de Savaldor

“Itanagra é classificada em primeiro lugar no Previne Brasil, na microrregião de Alagoinhas”, afirma Marcus Sarmento

O município de Itanagra conquista pela terceira vez o primeiro lugar nos índices do Previne Brasil, na microrregião de Alagoinhas. Além disso, a cidade avançou da 25ª posição para a quarta no Estado da Bahia. Os índices do Previne Brasil são referentes aos serviços da atenção básica de saúde.

De acordo com o prefeito Marcus Sarmento (Avante), “isso acontece quando a gestão pública municipal tem compromisso com a população. Estamos em constante trabalho, todos sabem que, apesar das dificuldades, redução de receita, redução do Fundo de Participação dos Municípios (FMP), temos honrado o nosso compromisso com cada itanagrense. Isso é resultado de muito trabalho. Parabéns a secretária da Saúde, Haryane Macêdo, e toda a sua equipe. Essa vitória só foi possível com vocês”, disse.

Sobre o Programa

O programa Previne Brasil é um modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Arrecadação de impostos cai em 2023

A receita dos governos estaduais com tributos caiu 1% em 2023, em termos reais, na comparação com 2022. O...