Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prazo de cadastramento para trabalhadores ambulantes em festas populares se encerra hoje

O prazo para cadastramento de trabalhadores ambulantes interessados em atuar nas festas populares da cidade se encerra hoje, terça-feira, dia 10 de outubro. O processo de cadastramento pode ser realizado de forma online, através do site oficial, ou pessoalmente nas prefeituras-bairro.

Os interessados têm até às 23h59 para concluir o cadastramento. As prefeituras-bairro, localizadas em várias regiões da cidade, incluindo Centro, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, São Caetano/Liberdade e Valéria, estão disponibilizando guichês de atendimento para auxiliar os ambulantes no processo.

É importante destacar que é possível se cadastrar para mais de uma festa popular, mas para isso, os interessados devem realizar inscrições separadas para cada evento.

Neste estágio inicial, a inscrição é realizada sem a cobrança de taxas para os ambulantes. Posteriormente, todos os cadastrados passarão por uma avaliação conduzida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que os classificará de acordo com critérios de pontuação.

Os critérios de pontuação incluem ser residente em Salvador (3 pontos); ter participado de eventos anteriores indicando interesse (1 ponto por participação, limitado a 2 pontos); possuir certificados de cursos de capacitação ou reciclagem relacionados à atividade (1 ponto por certificado, limitado a 2 pontos); ser chefe de família monoparental feminina (1 ponto); ser idoso ou aposentado (1 ponto); e ter sido beneficiado pelo programa Salvador Por Todos (2 pontos).

Em caso de empate na pontuação, um sorteio eletrônico com a participação de órgãos de controle será realizado para garantir a máxima transparência no processo de seleção.

O número de vagas disponíveis varia de acordo com cada festa popular. Para o Carnaval, que acontecerá entre os dias 7 e 14 de fevereiro, serão oferecidas 4.110 vagas, incluindo licenças para vendedores de bebidas em isopores, carrinhos diversos, barracas padronizadas, tabuleiros de baianas de acarajé, food trucks, veículos de venda de gelo e recolhimento de materiais recicláveis.

O calendário das festas inicia com o Festival da Virada, que ocorrerá na Boca do Rio entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, disponibilizando 1.035 vagas. A Lavagem do Bonfim distribuirá 1.020 licenças, a Lavagem de Itapuã terá 320 ambulantes, a Festa de Yemanjá contará com 750 vagas e as festas de pré-Carnaval, Fuzuê, Furdunço e Pipoco, terão 1.100 vagas no total.

Após a conclusão do cadastro único dos ambulantes, cada um indicará em quais destas festas do calendário tem interesse em participar. Os contemplados não precisarão pagar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) imediatamente após a publicação da lista final. A distribuição do DAM será feita de maneira escalonada, de acordo com o período de realização de cada festa.

Policial militar alveja a esposa 5 vezes dentro de casa em Camaçari

Na madrugada da última terça-feira, dia 21, uma tentativa de feminicídio chocou a comunidade de Machadinho em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Um policial...

Morar Melhor ultrapassa marca de 50 mil casas reformadas em Salvador

O programa Morar Melhor ultrapassou a marca de 50 mil casas reformadas em Salvador. Desde que foi lançado pela Prefeitura, em 2015, a iniciativa...
Fundação Jose Silveira

Policial militar alveja a esposa 5 vezes dentro de casa em Camaçari

Na madrugada da última terça-feira, dia 21, uma tentativa de feminicídio chocou a comunidade de Machadinho em Camaçari, Região...
Fundação Jose Silveira

Policial militar alveja a esposa 5 vezes dentro de casa em Camaçari

Na madrugada da última terça-feira, dia 21, uma tentativa de feminicídio chocou a comunidade de Machadinho em Camaçari, Região...

Morar Melhor ultrapassa marca de 50 mil casas reformadas em Salvador

O programa Morar Melhor ultrapassou a marca de 50 mil casas reformadas em Salvador. Desde que foi lançado pela...

Nova linha de ônibus atenderá Jardim Cajazeiras a partir de segunda (27)

A região de Jardim Cajazeiras ganhará uma nova linha de ônibus a partir da próxima segunda-feira (27). A linha...

Baiana Raissa Machado brilha e conquista ouro no Mundial Paralímpico

A baiana Raissa Machado conquistou seu primeiro título mundial no lançamento de dardo F56 na noite desta segunda-feira (21/05),...