Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governo lança consulta sobre uso de dispositivos digitais por crianças

O governo federal lança nesta terça-feira (10) consulta pública para a elaboração de guia com orientações para o uso de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes. A consulta é aberta a toda a sociedade e ficará disponível por 45 dias na plataforma Participa + Brasil. De acordo com o governo, a elaboração do guia se dará a partir das informações coletadas na consulta, com o auxílio de um grupo de trabalho de especialistas no assunto, e deve ocorrer ao longo de 2024.

Até o momento, não há orientação governamental específica para essa temática no Brasil. A intenção é que o material que será elaborado forneça recursos e aponte estratégias para promover o uso consciente de dispositivos digitais, como celulares, tablets e jogos eletrônicos, por crianças e adolescentes, e apresente formas de os pais e responsáveis supervisioná-los, ao mesmo tempo preservando sua autonomia de decisão.

O Brasil é um dos países em que se passa o maior tempo utilizando smartphones, telas e dispositivos eletrônicos. Em média, são nove horas diárias de uso da internet, segundo levantamento recente EletronicsHub. O brasileiro hoje se comunica, consome, informa-se e se relaciona com familiares, amigos e conhecidos, em grande medida, por meio de dispositivos digitais. De acordo com a pesquisa, o país só perde para as Filipinas em tempo de uso de tela.

No caso de crianças e adolescentes, não é diferente. A última pesquisa TIC Kids Online, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostra que em 2022, 92% da população com idade entre 9 e 17 anos eram usuários de internet, sendo o celular o dispositivo mais usado por crianças e adolescentes.

O governo federal ressalta que como as novas gerações são as primeiras a terem crescido integralmente num mundo digital, ainda não se sabe precisamente quais os efeitos de longo prazo de uma infância ou adolescência intensamente mediadas por plataformas digitais, games e aplicativos. Há diversas evidências, porém, de que o cenário seja preocupante.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças menores de 2 anos de idade não devem ser expostas a telas, enquanto crianças entre 2 e 5 anos devem ter o tempo de tela limitado a, no máximo, uma hora por dia. Já crianças entre 6 e 10 anos devem utilizar telas por uma a duas horas diárias, e crianças maiores e adolescentes, entre 11 e 18 anos, não devem ultrapassar o tempo limite de três horas de tela por dia, incluindo o uso de videogames.

Na consulta pública, o governo espera receber contribuições de especialistas de diversas áreas relacionadas com o tema, órgãos públicos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil, além de pais, mães, familiares, responsáveis e profissionais da educação, saúde e assistência que lidam em seu cotidiano com os desafios relacionados ao uso de telas por crianças e adolescentes.

A iniciativa é conjunta da Secretaria de Políticas Digitais da Secom/PR e dos ministérios da Saúde, da Educação, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com representantes da academia e de organizações da sociedade civil envolvidas com o tema.

CHUVA DE TIROS: Homem executado no bairro de Fazenda Grande II

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira (23/05), por volta de 23h. O caso aconteceu no...

Polícia Civil estoura laboratório de drogas em Camaçari

Estufas com ventilação e iluminação, materiais para cultivo de maconha, sementes, adubo, fertilizantes e caixas para embalar e comercializar o entorpecente foram apreendidos Uma equipe...
Fundação Jose Silveira

CHUVA DE TIROS: Homem executado no bairro de Fazenda Grande II

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira (23/05), por volta de 23h....
Prefeitura Porto Seguro

CHUVA DE TIROS: Homem executado no bairro de Fazenda Grande II

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira (23/05), por volta de 23h....

Polícia Civil estoura laboratório de drogas em Camaçari

Estufas com ventilação e iluminação, materiais para cultivo de maconha, sementes, adubo, fertilizantes e caixas para embalar e comercializar...

MISTÉRIO! Adolescente de 15 anos abordada nos Barris e morta com vários tiros

Uma adolescente de 15 anos, identificada como Andressa da Cruz Bahia Silva, foi vítima de um ataque a tiros...

CONFUSÃO PÓS-JOGO: Integrantes de torcida organizada do Vitória são agredidos em Pernambués

Na noite da última quarta-feira (22/05), integrantes de uma torcida organizada do Vitória foram agredidos por um grupo na...