Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Lista da escravidão: Heineken e pai do prefeito de Entre Rios são investigados

Na Bahia foram identificados 24 empregadores que submeteram trabalhadores a condições equivalentes à escravidão. Essas informações estão de acordo com as investigações do governo federal. Entre os nomes mencionados está o de Manoelito Argolo dos Santos, que é também o pai do prefeito do município de Entre Rios, Manoelito Argolo Júnior.

O caso remonta a 2018, quando fiscais do Ministério do Trabalho resgataram um homem que estava sendo mantido em condições de trabalho associadas à escravidão juntamente com seu filho na Fazenda Riachão, propriedade de Manoelito Argolo dos Santos.

O Brasil registra a inclusão de 204 nomes na lista de empregadores envolvidos com trabalho escravo, marcando o maior acréscimo já realizado. Entre os nomes está a Cervejarias Kaiser, parte do Grupo Heineken. Em nota, o grupo alegou que a inclusão da empresa na lista estava relacionada a infrações trabalhistas cometidas pela transportadora Sider, que não presta mais serviços a empresa.

“Tomamos conhecimento da atualização da lista nesta manhã e estamos analisando seus impactos. Gostaríamos de esclarecer que a decisão é decorrente de um caso de 2021, quando nós, e outra grande cervejaria do setor, fomos surpreendidos por uma fiscalização do Ministério do Trabalho que indicava infrações trabalhistas cometidas por parte de uma de nossas prestadoras de serviços, a Transportadora Sider. A situação nos deixou estarrecidos e nos mobilizamos para dar todo apoio aos trabalhadores envolvidos e para garantir que todos os seus direitos fundamentais fossem reestabelecidos prontamente. Além disso, asseguramos as medidas necessárias junto à transportadora, que não faz mais parte do nosso quadro de fornecedores”, disse o grupo.

 

Confira a lista dos 24 nomes envolvidos da Bahia:

– Ademário Batista Cordeiro;
– Adriano Gonçalves Mendonça;
– Arlinda Pinheiro de Souza Santos;
– Aureny Carvalho Moura;
– Benedito de Almeida;
– Debrônio Carneiro Araújo;
– Dermivaldo Lopes de Almeida;
– Eduardo Augusto Espirito Santos Novais;
– Elza Duran Lourenço;
– Fazenda Conjunto Caprini Eireli;
– Gilvan Libório de Oliveira;
– Henrique Rubim;
– Hermann Rehem Rosa da Silva;
– Iraildes Santana de Oliveira;
– Jean Clebson Araújo Magalhães;
– Jose Ancelmo Pereira da Silva;
– José Nilton Alves Pereira;
– Manoelito Argolo dos Santos;
– Marco Antonio da Silva Costa;
– Odilon Correia de Freitas;
– Renilton Luiz Rios da Costa;
– Valdir Carneiro de Souza;
– Walter Lopes Telles Filho;

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Municipal de Savaldor

Populações periféricas são mais vulneráveis à dengue

"O meu homem-aranha está amuado, tristinho. É tão estranho”. A auxiliar de serviços gerais Juliana Pereira, de 28 anos...