Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia

SMS celebra Dia Mundial da Saúde Mental com ação no Dique do Tororó

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado nesta terça-feira (10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu os usuários dos 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no Dique do Tororó. Na ocasião, o público conferiu uma apresentação especial da Banda Caps.

Cerca de 70 pacientes participaram da atividade, onde compartilharam as próprias experiências e tiveram momentos de orientações, diálogo e convivência. Considerando o conjunto de cuidados do corpo e da mente, os profissionais também proporcionaram atividades físicas, com alongamentos, dança e meditação.

Há mais de 17 anos sendo assistido pelo Caps São Caetano, José Jorge Pinto destacou a importância do acolhimento na rede e de oportunidades como essa. “Tudo mudou desde que iniciei esse acompanhamento, pois no Caps encontro muito do que preciso, principalmente, a musicalidade, que gosto bastante. Aqui estamos confraternizando com alegria e música, o que está me fazendo muito bem e aos meus amigos”, disse.

Outro participante animado com as atividades foi Patrick Nunes, também do Caps São Caetano. “Muito especial esse momento. Me sinto muito melhor desde que passei a fazer parte da rede, onde participo de esportes e atividades de música, como essa”, afirmou.

O presidente da Associação Metamorfose Ambulante, Eduardo Cáliga, ressaltou a importância da garantia dos direitos das pessoas em sofrimento mental. “Enquanto usuário da rede e ativista da luta antimanicomial, considero esse dia muito importante, pois é de lazer, de celebração ao cuidado com a saúde mental. Nessa manhã, dizemos que podemos estar em qualquer lugar além das paredes do Caps, que é possível estarmos na rua e convivermos com as demais pessoas”.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, declarou que ações como essa são de grande relevância para a socialização dos cidadãos. “E hoje, neste dia tão importante para o fortalecimento da atenção à saúde mental, estamos aqui proporcionando um cuidado ampliado, com alegria e humanização”, pontuou.

O gerente do CAPS São Caetano e um dos organizadores da atividade, Pablo Miranda, destacou o objetivo da ação e os efeitos positivos para os acolhidos. “Reunimos todos os nossos usuários para essa apresentação da Banda Caps, que é composta por acolhidos na nossa rede de Atenção Psicossocial, e também os profissionais que atuam diretamente com eles, visando reintegrar esses usuários à sociedade. Um momento oportuno de reflexões, capaz de ajudar a transformar essas vidas, já que muitas dessas pessoas são excluídas da sociedade e nós temos essa função, de fazer com que se sintam parte do todo”, avaliou.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

‘Junção de todos líderes políticos em um ato e propósito’, diz ACM Neto após ser eleito vice-presidente do União Brasil

Ao assumir a vice-presidência do União Brasil nesta quinta-feira (29/2), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto destacou a convergência...