Boxeador Luiz Oliveira ‘Bolinha’ vence na estreia no Pan de Santiago

A cerimônia abertural dos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile) será nesta sexta-feira (20), mas algumas disputas já estão a todo vapor. O boxe é uma delas. Nesta quinta (19), o primeiro brasileiro subiu ao ringue e saiu com a vitória. Pela categoria peso pena (até 57 kg), Luiz Gabriel Oliveira, o Bolinha, derrotou o canadense Victor Tremblay pela fase de oitavas de final e avançou para a etapa seguinte, na qual duelará com o uruguaio Lucas Alexander Fernandez Garcia, em data ainda a ser definida. A última estreia do Brasil nesta quinta (19 será no beisebol, às 15h (horário de Brasília), quando a seleção a Venezuela. O Pan tem transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil.

Neto de Servílio de Oliveira, primeiro pugilista do país a ganhar uma medalha olímpica no boxe, nos Jogos Olímpicos da Cidade do México (1968), Bolinha partiu para a ofensiva desde o início da luta. Ele venceu o primeiro assalto em decisão unânime dos cinco árbitros. No segundo assalto, após o brasileiro acertar uma sequência de golpes no adversário, a arbitragem abriu contagem pela segunda vez e, depois de Tremblay não dar resposta positiva, declarou Bolinha vencedor por nocaute.

A vitória e os Jogos Pan-Americanos como um todo são de vital importância para o brasileiro na classificação para a Olimpíada de Paris, em 2024. A competição oferece duas vagas diretas para os Jogos do ano que vem. Ou seja, Bolinha está a dois triunfos de garantir lugar na França.

No total, juntando feminino e masculino, são 13 categorias no boxe em Santiago. Onze delas darão vagas aos finalistas, enquanto outras duas (até 57 kg e até 60 kg, ambas no feminino) classificarão as quatro melhores atletas, totalizando 30 vagas para Paris em jogo.

Brasil visa recordes e vagas olímpicas

O COB levou a Santiago a maior delegação do país em um evento internacional na história, com 621 atletas (342 homens e 279 mulheres). Antes da cerimônia de abertura, apenas beisebol, boxe e saltos ornamentais terão começado as disputas, mas a partir do sábado (21), outras 54 modalidades começam a definir não apenas campeões mas, em muitos casos, classificados a Paris também.

No total, 21 modalidades (incluindo o boxe) darão vagas diretas nos Jogos de 2024, enquanto outras doze contarão pontos para os respectivos rankings na corrida para a classificação. No momento, o Brasil já tem 105 vagas confirmadas para a próxima Olimpíada.

Além disso, o país também busca melhorar a performance com relação ao Pan de Lima, em 2019, onde fez sua melhor campanha na história. Na ocasião, o Brasil terminou em segundo, atrás apenas dos Estados Unidos e registrou seu recorde tanto de ouros (54) quanto de pódios (169).

Bahia enfrenta Fortaleza em duelo decisivo na Copa do Nordeste

Nesta quarta-feira (09/07), às 21h30, o Bahia entra em campo na Arena Fonte Nova para encarar o Fortaleza em partida única valendo vaga na...

BARALHO DO CRIME ATUALIZADO: Quatro novos foragidos entram na mira da SSP

Quatro novos alvos entraram no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que ajuda a identificar e prender criminosos...
Fundação Jose Silveira

Bahia enfrenta Fortaleza em duelo decisivo na Copa do Nordeste

Nesta quarta-feira (09/07), às 21h30, o Bahia entra em campo na Arena Fonte Nova para encarar o Fortaleza em...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Bahia enfrenta Fortaleza em duelo decisivo na Copa do Nordeste

Nesta quarta-feira (09/07), às 21h30, o Bahia entra em campo na Arena Fonte Nova para encarar o Fortaleza em...

BARALHO DO CRIME ATUALIZADO: Quatro novos foragidos entram na mira da SSP

Quatro novos alvos entraram no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que ajuda...

Aluno agride professora com tapa no rosto e foge pulando muro em Brumado

Uma professora do Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado (CETIB), no sudoeste da Bahia, foi agredida por um...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

Mulheres com endometriose terão duas novas opções de tratamento de base hormonal para a doença via Sistema Único de...