Centro Gemológico da Bahia qualifica profissionais em lapidação brilhante

O Centro Gemológico da Bahia (CGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), formou profissionais do setor joalheiro no Seminário Oficina de Lapidação Brilhante. A qualificação, que iniciou na segunda-feira (16) e foi finalizada nesta sexta-feira (20), foi conduzida pelo professor de lapidação Victor Eloy, que apresentou a história e teorias que envolvem a lapidação, além de demonstrações práticas que acentuam o brilho da gema.

A coordenadora do CGB, Mônica Correa, destacou a importância da formação. “O Seminário Oficina proporcionou ao público interessado, a oportunidade de aprendizado de um dos principais formatos de lapidação utilizados na joalheria”, disse.

Para a coordenadora de Fomento à Mineração, Petróleo e Gás da SDE, Amanda Silva, a capacitação para lapidação de diamante desempenha um papel importante no cenário econômico da Bahia. “O estado é conhecido por suas ricas reservas de diamantes, e a lapidação é uma etapa fundamental na cadeia de valor do setor mineral. Através da capacitação, os profissionais adquirem habilidades especializadas que não apenas agregam valor aos diamantes brutos, mas também geram empregos e promovem o desenvolvimento regional. Portanto, contribuindo futuramente para que os diamantes lapidados na Bahia sejam mais competitivos no mercado global, atraindo investidores e compradores internacionais”, pontuou.

Silva enfatizou ainda a relevância da lapidação no desenvolvimento econômico do setor joalheiro. “A capacitação em lapidação cria oportunidades de emprego para a população local, contribuindo para o crescimento econômico e redução da desigualdade. Além disso, o setor de joias e lapidação também promove a cultura local e a identidade da Bahia, destacando a beleza dos diamantes encontrados em suas terras”, completou.

Victor Eloy também ressaltou as técnicas apresentadas no curso. “A lapidação é uma oportunidade para aquelas pessoas que têm interesse em minerais e artesanato, se aprofundarem no assunto, além de ser uma possibilidade de renda extra”, destacou Eloy.

Durante o seminário e a oficina, os participantes tiveram acesso às aulas teóricas e práticas. O processo de abertura de facetas de uma pedra, polimento, facetamento, transferência e calibragem da coroa foram uns dos métodos utilizados. Além da finalização da pedra, com os procedimentos de serrar, formar e colar.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...