Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Jovens e adolescentes jogam basquete em primeiro dia de Virada Esportiva na Cidade Baixa

Com a largada para a Virada Esportiva 2023, os espaços que participam do projeto já começaram a ser ocupados por esportistas e admiradores nesta sexta-feira (20). É o caso do Largo do Papagaio, na Cidade Baixa, que teve a quadra totalmente reformada e adaptada para as competições de basquete 3×3. Por lá, diversos jovens já começaram a praticar o esporte neste primeiro dia de projeto.

8f5ac2c3 7c71 46fa b6b4 813817b2d368
Foto: Lucas Moura / SECOM

Mainá Reis, de 13 anos, aproveitou para disputar alguns jogos com os colegas e já se planeja para comparecer amanhã. “Eu comecei a jogar em fevereiro, por um convite das minhas amigas, e fui gostando cada vez mais. Hoje posso dizer que me apaixonei pelo basquete de verdade, quero evoluir daqui para a frente. Estou achando o evento muito legal, principalmente por ser perto de onde eu moro e por poder participar com os meus colegas de projeto”, contou.

Vinícius Menezes, 19, também jogou bastante esta tarde. “O basquete é uma forma de tirar o estresse, fazer novas amizades e de me exercitar. É um esporte um pouco difícil, por isso quanto mais você aprende, mais você se empolga. Meu desempenho físico melhorou bastante após a prática. Eu sinto mais disposição para fazer uma corrida e até mesmo para jogar”.

“Eu sou suspeita de falar de esporte, porque o esporte me ajudou muito a superar diversas questões. Dentro do esporte, a gente trabalha também as questões do dia a dia. E é importante essa iniciativa da Virada Esportiva para que as pessoas vejam esse esporte e se interessem”, opinou Gabriele Hayne, 36, que é árbitra internacional, está apitando jogos durante a Virada Esportiva e também é jogadora com a experiência de ter disputado vários campeonatos.

Gabriele conta que começou a levar a sobrinha a amistosos e jogos e ela começou a se interessar e a praticar: “Além do benefício para a saúde, há a interação e diversos outros benefícios. Então, iniciativas como essa são importantes para que o esporte cresça e você consiga formar mais cidadãos”, completou ela.

f410d1e9 b543 4bcf afbf 5c791cfaa7d9
Foto: Lucas Moura / SECOM

Fomento – Vice-presidente da Federação Baiana de Basquete, José Lopes de Araújo conta que o projeto é uma oportunidade de ampliação e de fomento ao basquete em Salvador. “A gente quis trazer o projeto para a Cidade Baixa, justamente para ampliar os espaços para a prática de basquete na cidade. Não é muito comum que as quadras tenham tabela de basquete, e aqui na Cidade Baixa, em especial, há o Projeto CBX, que desenvolve a prática de basquete para adolescentes e jovens com idade entre 13 e 18 anos. Além daqui, a quadra de Itapuã também foi adaptada, pois percebemos que está havendo uma demanda muito grande por basquete lá no bairro”, disse.

Lopes acrescentou, ainda, que é preciso fomentar o basquete em lugares que têm essa necessidade. “Hoje, com o Virada, nós temos o equipamento e a comunidade vai tomar conta. O Projeto CBX atende hoje quase 100 pessoas, todo ano está crescendo e a Federação tem que olhar esses projetos. São bairros carentes e que precisam desse fomento ao esporte. Hoje nós temos, em média, 600 pessoas envolvidas no campeonato de basquete e cerca de 3 mil participantes diretos na Bahia”, afirmou.

Modalidades – A Virada Esportiva segue com uma programação diversificada até domingo (22). Há competições de Xadrez, Natação, Basquete 3×3 e 1×1, Futebol, Slackline, Escalada, Tênis, Patins, Levantamento de Peso, Skate, Futevôlei, Baleado e Muay Thai / MMA. Entre as paralímpicas, estão Futebol Adaptado, Taekwondo Adaptado, Bocha, Paratletismo, Judô Adaptado, Orientação e Mobilidade, Tico com Arco, Parabadminton, Bocha, Futebol de 5, Expressão Corporal e Rítmica e Capoeira Adaptada. A expectativa é que até 2 mil atletas e paratletas participem dos três dias do evento

Junto com a Arena Aquática, vão receber as competições a Arena Jaqueirão, em São Marcos; o Parque dos Ventos e o Complexo Tenístico, ambos na Boca do Rio; a Praça Bahia Sol e as quadras no bairro de Ondina; a Arena Imbuí; a Estação Cidadania em Itapuã e a quadra poliesportiva do mesmo bairro; o Largo do Papagaio, na Ribeira; o Clube Espanhol, na Barra; e a AABB, em Piatã.

Programação:

Dia 21/10 – Sábado

Natação – Arena Aquática Salvador – 8h às 18h
Futebol – Arena Jaqueirão (São Marcos) – 8h às 18h
Slackline e Escalada – Parque dos Ventos – 13h às 17h
Levantamento de Peso Olímpico – Estação Cidadania Itapuã – 9h às 16h
Skate – Parque dos Ventos – 9h às 18h
Futevôlei – Quadras ao lado do Ondina Apart Hotel – 9h às 18h
Basquete 3×3 e 1×1 – Quadra Poliesportiva da Orla de Itapuã 9h às 12h
Basquete 3×3 – Praça do Largo do Papagaio – 10h às 16h
Xadrez – Arena Aquática Salvador – 13h às 20h
Tênis – Complexo Tenístico da Boca do Rio – 14h às 18h
Patins – Parque dos Ventos – 15h às 20h
Futebol Adaptado – Arena Imbuí – 15h às 17h
Muay thai/MMA – Clube Espanhol – 19h à 0h

Programação Paralímpica
Futebol de Cegos, Paratletismo, Bocha, Judô Adaptado, Expressão Corporal e Rítmica, Capoeira Adaptada, Parabadminton, Orientação e Mobilidade – Praça Bahia Sol, em Ondina – 8h às 11h e 15h às 18h

Dia 22/10 – Domingo

Tênis – Complexo Tenístico da Boca do Rio – 8h às 18h
Skate – Parque dos Ventos – 9h às 17h
Patins – Parque dos Ventos – 9h às 13h
Basquete 3×3 e 1×1 – Quadra da orla de Itapuã – 9h às 12h
Futevôlei – Quadras de Ondina – 9h às 18h
Basquete 3×3 – Largo do Papagaio – 9h às 12h
Xadrez – Arena Aquática – 9h às 16h
Escalada e Slackline – Parque dos Ventos – 9h às 17h
Futebol Adaptado – Arena Imbuí – 11h às 13h
Baleado – AABB – 13h às 18h

Programação Paralímpica
Judô Adaptado, Paratletismo, Bocha, Expressão Corporal e Rítmica, Libras, Orientação e Mobilidade – Praça Bahia Sol, em Ondina – 8h às 11h e 15h às 18h

Vereador supostamente embriagado invade hospital em Entre Rios e agride funcionários

Um vereador da cidade de Entre Rios, no litoral norte baiano, foi preso pela Policial Militar, neste sábado (25/05). Conforme a fonte do Informe...

DOIS JOGAÇOS: Finalistas da Copa do Nordeste serão conhecidos neste domingo

Neste domingo (26/05), a final da Copa do Nordeste 2024 será definida. As duas semifinais começam às 18h e prometem muita emoção para o...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Vereador supostamente embriagado invade hospital em Entre Rios e agride funcionários

Um vereador da cidade de Entre Rios, no litoral norte baiano, foi preso pela Policial Militar, neste sábado (25/05)....
Fundação Jose Silveira

Vereador supostamente embriagado invade hospital em Entre Rios e agride funcionários

Um vereador da cidade de Entre Rios, no litoral norte baiano, foi preso pela Policial Militar, neste sábado (25/05)....

DOIS JOGAÇOS: Finalistas da Copa do Nordeste serão conhecidos neste domingo

Neste domingo (26/05), a final da Copa do Nordeste 2024 será definida. As duas semifinais começam às 18h e...

Copa América: Brasil é recordista na arbitragem

A arbitragem brasileira é recordista na Copa América. A Conmebol anunciou a lista de árbitros que vão trabalhar na...

Milton Neves posta foto fake de Jojo Todynho nua e influenciadora anuncia medidas jurídicas

O perfil oficial de Milton Neves no Twitter publicou, nesta sexta-feira (24/05), uma foto fake de Jojo Todynho nua....