Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governador participa da abertura do VII Congresso Nacional da Central dos Movimentos Populares

Teve início nesta quinta-feira (26) o VII Congresso Nacional da Central dos Movimentos Populares (CPM), evento que celebra os 30 anos da entidade. O encontro ocorre até domingo (29), no Hotel Fiesta, em Salvador. O tema desta edição é “30 anos de lutas e resistência” e reúne lideranças nacionais de movimentos populares, que lutam por causas sociais relacionadas ao combate à desigualdade social, à fome, pela saúde, moradia, igualdade de gênero, raça, soberania alimentar, participação popular, dentre outros.

Presente na abertura, o governador Jerônimo Rodrigues considerou os movimentos sociais importantes para a garantia da democracia e igualdade social. Segundo ele, é preciso comemorar a resistência dos movimentos populares, principalmente agora no processo de reconstrução do Brasil. “É com unidade, através da luta pela terra, habitação, educação de qualidade, democracia, liberdade e inclusão, que as mudanças são possíveis. Os movimentos populares ajudam a construir a história do país“, ressaltou Jerônimo.

8B701CB6 889F 4AF5 902F 53CADF2CD768
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A Central de Movimentos Populares (CMP) está presente em 19 estados brasileiros e congrega diversos movimentos populares urbanos. O coordenador-geral da CMP, Raimundo Bonfim, destaca as conquistas da CMP nestes 30 anos de lutas e resistência. “Não fizemos outra coisa se não ajudar a construir o Brasil e garantir os direitos do povo brasileiro. Não deixamos as ruas enquanto não elegemos o presidente Lula de novo. O desafio é continuar construindo o processo de defesa da democracia, porque o fascismo está enraizado. Precisamos avançar e intensificar a participação popular”, afirmou Raimundo Bonfim.

Esta é a primeira vez que o congresso é realizado em uma cidade do Nordeste. Para os próximos dias, estão programados debates, aprovação de moções e eleição da nova direção nacional e da coordenação-geral, além de apresentações culturais. O objetivo da Central é articular os movimentos populares urbanos em suas lutas comuns e de caráter geral, como forma de superar a fragmentação existente entre os movimentos populares e se constituir enquanto instrumento de representação junto a outros setores organizados da sociedade, com vistas à articulação de lutas em defesa dos direitos, das políticas públicas e da participação popular.

Estiveram presentes, entre outros autoridades, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves.

Vereador supostamente embriagado invade hospital em Entre Rios e agride funcionários

Um vereador da cidade de Entre Rios, no litoral norte baiano, foi preso pela Policial Militar, neste sábado (25/05). Conforme a fonte do Informe...

DOIS JOGAÇOS: Finalistas da Copa do Nordeste serão conhecidos neste domingo

Neste domingo (26/05), a final da Copa do Nordeste 2024 será definida. As duas semifinais começam às 18h e prometem muita emoção para o...
Fundação Jose Silveira

Vereador supostamente embriagado invade hospital em Entre Rios e agride funcionários

Um vereador da cidade de Entre Rios, no litoral norte baiano, foi preso pela Policial Militar, neste sábado (25/05)....
Prefeitura Porto Seguro

Vereador supostamente embriagado invade hospital em Entre Rios e agride funcionários

Um vereador da cidade de Entre Rios, no litoral norte baiano, foi preso pela Policial Militar, neste sábado (25/05)....

DOIS JOGAÇOS: Finalistas da Copa do Nordeste serão conhecidos neste domingo

Neste domingo (26/05), a final da Copa do Nordeste 2024 será definida. As duas semifinais começam às 18h e...

Copa América: Brasil é recordista na arbitragem

A arbitragem brasileira é recordista na Copa América. A Conmebol anunciou a lista de árbitros que vão trabalhar na...

Milton Neves posta foto fake de Jojo Todynho nua e influenciadora anuncia medidas jurídicas

O perfil oficial de Milton Neves no Twitter publicou, nesta sexta-feira (24/05), uma foto fake de Jojo Todynho nua....