Prefeitura Municipal de Savaldor

Feira Saúde Mais Perto realiza edição especial em atenção ao público masculino

Começou neste sábado (18), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a primeira edição da Feira Saúde Mais Perto voltada para o público masculino, com diversos serviços de saúde e de cidadania, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais. O governador Jerônimo Rodrigues visitou o local na abertura dos serviços, com expectativa de atender até 12 mil homens, a partir de 18 anos. A iniciativa faz parte da campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. Ao lado do vice-governador Geraldo Junior e demais autoridades, Jerônimo aproveitou para colocar em dia o exame de PSA, que avalia a saúde da próstata.

“Nós temos que fazer mais eventos como esse. Primeiro, para atender as pessoas que precisam e não têm acesso. No Brasil inteiro, estamos com deficiência na atenção básica. Segundo, para incentivar o homem a estar nesse ambiente, fazendo esses tipos de exames. Quebrar esse preconceito. Na Bahia, temos feito a expansão da rede de hospitais, policlínicas, fazendo parcerias com as Santas Casas, com o setor privado. Todo mundo no mutirão para corrigir isso”, declarou o governador.

As vagas de atendimento foram previamente preenchidas e todas as pessoas que agendaram terão atendimento garantido. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.

A secretária de saúde, Roberta Santana falou sobre a inovação das edições da Feria Saúde Mais Perto focadas em um público específico. “Uma inovação dessa gestão fazer as feiras por especialidades. Dessa vez, voltada para o homem, no novembro azul. Reforçando a importância da prevenção, pois o câncer de próstata é o segundo que mais mata, mas se detectado precocemente tem 90% de chance de cura. A feira está sendo um sucesso, com todas as vagas preenchidas”, destacou.

Cidadania e outros serviços

A carreta do SAC Móvel também está disponível, oferecendo emissão de 1ª e 2ª vias de RG, antecedentes criminais, além de encaminhamento para o mercado de trabalho, através do SineBahia. Os documentos emitidos durante a Feira ficarão prontos no prazo de 25 dias e serão entregues no SAC do Shopping Barra.

A Feira do Homem é a 26ª edição da Feira Saúde Mais Perto, em 2023. Mais de 310 mil atendimentos já foram realizados em toda a Bahia. Além do atendimento médico e odontológico, há também avaliação nutricional, vacinação e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Municipal de Savaldor

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) uma resolução para regulamentar o uso da inteligência...