Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dia Nacional do Doador de Sangue: Hemóvel recebe doadores no Shopping da Bahia

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro e surgiu com o objetivo agradecer aos doadores e sensibilizar a população para a importância da doação. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que a percentagem de doadores regulares de sangue no país é inferior à média ideal (2%) definida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e aos 5% registrados em países da Europa. As doações são indispensáveis para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.

Em virtude da data, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) realiza mais uma campanha de doação de sangue e cadastro para o banco de doadores de medula óssea em parceria com o Shopping da Bahia (SDB). A partir da segunda-feira, 20, o ônibus de coleta externa de sangue da Fundação estará no estacionamento B do shopping, das 8h às 17h, atendendo a população que transita diariamente pelo centro de compras.

O Hemóvel permanece no SDB até o sábado, 25 de novembro, e os atendimentos são feitos por ordem de chegada, de acordo com a demanda espontânea de voluntários. Por isso, não é necessário agendamento prévio.

“Os bancos de sangue sempre precisam de novos doadores, essa é uma demanda importante e perene. Sabemos do potencial do público do SDB, o volume de clientes e passantes que temos diariamente é altíssimo; por isso receber o Hemóvel é a nossa maneira de incentivá-los a aderir a esse movimento de amor. O nosso compromisso é com a Bahia e todos os baianos.”, pontua Thays Leitão, gerente de marketing do SDB.

O que é preciso saber antes de doar

O sangue cumpre funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Um adulto tem cinco litros de sangue no organismo, em média, e em uma doação são coletados 450ml no máximo. Por isso, a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador.

Antes da doação, o voluntário passa por uma breve entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para o doador e para os pacientes que receberão o sangue. Ao doador é necessário atender a alguns dos requisitos abaixo:

– Ter entre 16 e 69 anos incompletos;
– Estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não fumar por, pelo menos, duas horas;
– Pesar mais de 50 kg;
– Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

CHUVA DE TIROS: Homem executado no bairro de Fazenda Grande II

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira (23/05), por volta de 23h. O caso aconteceu no...

Polícia Civil estoura laboratório de drogas em Camaçari

Estufas com ventilação e iluminação, materiais para cultivo de maconha, sementes, adubo, fertilizantes e caixas para embalar e comercializar o entorpecente foram apreendidos Uma equipe...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CHUVA DE TIROS: Homem executado no bairro de Fazenda Grande II

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira (23/05), por volta de 23h....
Fundação Jose Silveira

CHUVA DE TIROS: Homem executado no bairro de Fazenda Grande II

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira (23/05), por volta de 23h....

Polícia Civil estoura laboratório de drogas em Camaçari

Estufas com ventilação e iluminação, materiais para cultivo de maconha, sementes, adubo, fertilizantes e caixas para embalar e comercializar...

MISTÉRIO! Adolescente de 15 anos abordada nos Barris e morta com vários tiros

Uma adolescente de 15 anos, identificada como Andressa da Cruz Bahia Silva, foi vítima de um ataque a tiros...

CONFUSÃO PÓS-JOGO: Integrantes de torcida organizada do Vitória são agredidos em Pernambués

Na noite da última quarta-feira (22/05), integrantes de uma torcida organizada do Vitória foram agredidos por um grupo na...