Encontro discute políticas públicas para fortalecimento da agricultura urbana em Salvador

Os benefícios e resultados do projeto de Agroecologia Urbana para Salvador foram tema de debate promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Proteção e Bem-Estar Animal (Secis) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na terça-feira (21), no Espaço Colabore, no Parque da Cidade. Intitulado “Aprendizados e Recomendações do Projeto Agricultura Urbana para Salvador”, o encontro discutiu o fortalecimento da inserção da agricultura urbana e periurbana nos processos de planejamento da capital baiana

A abertura contou com falas de representantes da FGV e da Secis, seguida de apresentação do estudo da FGV e exposição dos resultados obtidos até o momento pelo Programa de Agroecologia, a exemplo da finalização da redação final do PL sobre a Política Municipal de Agroecologia Urbana de Salvador; inauguração do circuito de Feiras Agroecológicas no Parque da Cidade; assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Senar; assinatura do Protocolo de Intenções com o Sebrae Ecos; seleção de produtores agroecológicos para integrar o Catálogo de Produtores Agroecológicos de Salvador e RMS; desenvolvimento, junto com seis hortas, de um Programa de Compostagem Urbana; e negociação com a Embrapa para auxiliar com a Plataforma Pedagógica da Escola Municipal de Agroecologia Urbana de Salvador.

O subsecretário da Secis, Ivan Euler, conta que já existem experiências positivas na cidade de Salvador no que diz respeito à agroecologia urbana. “A gente tem feito parcerias também com agricultores da Região Metropolitana, tudo ainda em um estágio muito inicial, pois não é uma produção agrícola intensa, mas com resultados animadores”. Euler explica que algumas das vantagens de trabalhar com a agroecologia urbana incluem a redução das emissões de gases, a geração de emprego e renda com a comercialização dos produtos na capital, preservação da biodiversidade e melhoria da qualidade do ar.

A professora de Administração Pública da FGV, Zilma Borges, conta que o resultado apresentado hoje é parte de um projeto em realização há um ano, que contempla um estudo sobre como inserir a agricultura urbana e periurbana no planejamento das cidades.

“As cidades no meio urbano têm sido vistas como causadoras de problemas para a questão climática. Por isso, buscamos grupos aliados a universidades, Organização das Nações Unidas, e sociedade civil, verificando a contribuição de cada cidade em busca de soluções, não só vendo pelo lado dos problemas. A agricultura tem sido vista como possibilidade de atividades para os que hoje estão invisíveis. Então é o momento de se organizar marcos legais, para institucionalizar e apoiar os agricultores inviabilizados”, declara.

Segundo Zilma, Salvador e Fortaleza são as duas primeiras cidades onde foram feitas uma disseminação com base em um estudo envolvendo os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, do Meio Ambiente e Clima, e do Trabalho e Emprego. “O estudo foi feito em 67 cidades de diferentes tamanhos e a importância inicial é conhecer como a agricultura urbana é colocada em prática, para que através de um diagnóstico seja para que cada região metropolitana possa fazer seu planejamento urbano”.

O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Bahia, Tytta Ferreira, conta que a cultura periurbana – nas proximidades da zona urbana – é muito forte, por isso é preciso ampliar a discussão sobre a agricultura. “Uma cidade como Salvador tem potencial gigantesco e conseguimos visualizar como algo que podemos vir a fortalecer, criando oportunidade para subsistência. A gente vê isso na região da Ceasa, onde é forte o cultivo, em Simões Filho, Lauro de Freitas e, dessa forma, gerando renda, alimentos saudáveis para a mesa de cada um de nós.

A coordenadora do Fórum Clima Salvador, Letícia Moura, afirmou que pensar globalmente e agir localmente é importante. “Por isso acompanhamos este processo. Uma das soluções que se traz para as questões climáticas é trabalhar com a natureza. Isso ajuda a agricultura urbana e periurbana, evitando deslocamentos e o aumento do carbono”.

Agroecologia Urbana – A agricultura urbana diz respeito à produção realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou no seu entorno (periurbana), destinada à produção de cultivos para utilização e consumo das comunidades, ou para a venda em pequena escala, em mercados locais com pouca utilização de pesticidas, e com variedade de culturas.

As vantagens de uma cidade praticar a Agroecologia Urbana residem na redução do desperdício de alimentos e do consumo de alimentos industrializados; na aproximação do ambiente urbano com a natureza; na preservação da natureza e melhora a qualidade do ar; no incentivo à adesão de sistemas de energia limpa ou reaproveitamento de água da chuva em seu cultivo; na revitalização de terrenos desocupados e proporciona beleza estética às cidades, evitando alagamentos; na redução dos níveis de insegurança alimentar da cidade, dentre outros benefícios.

Segundo informações da parceria Secis/FGV, o grande impacto do programa de Agricultura Urbana em grandes cidades está no fato de ampliar o acesso das comunidades vulneráveis a uma alimentação mais justa e saudável, combatendo a insegurança alimentar e a supernutrição causada pelo consumo excessivo de alimentos processados e industrializados, possibilitando dessa forma a qualificação de mão-de-obra e obtenção de renda pelas comunidades assistidas. Além disso, explicam, o processo ajuda a frear a urbanização sem critérios, possibilitando a ampliação da infraestrutura verde da cidade.

Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados Unidos, anunciada na quarta-feira (9)...

Policial civil leva tiro de raspão na cabeça durante tentativa de assalto em Cajazeiras 8

No início da noite deste domingo (13/07), um policial civil foi baleado de raspão durante uma tentativa de assalto na subida da ladeira de...
Fundação Jose Silveira

Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados...

Policial civil leva tiro de raspão na cabeça durante tentativa de assalto em Cajazeiras 8

No início da noite deste domingo (13/07), um policial civil foi baleado de raspão durante uma tentativa de assalto...

LUTO PARENTAL: Nova lei obriga hospitais a acolher pais que sofrem perda gestacional ou neonatal

A partir de agosto, hospitais de todo o país precisarão adotar medidas mais humanas no acolhimento de mães e...

TIRO FATAL! Mulher morta por motorista na Estrada da Muriçoca

Uma mulher foi morta com um tiro, na noite deste domingo (13/07), na Estrada da Muriçoca, no bairro de...