Milhares de baianos e turistas vestidos com as cores vermelha e branca lotaram, nesta segunda-feira (04/12), as ruas do bairro da Liberdade e do Centro Histórico de Salvador em celebração à festa de Santa Bárbara, a padroeira dos bombeiros e protetora dos raios, trovões e tempestades.
O vereador Sandro Bahiense esteve participou da celebração no bairro da Liberdade. “Todo ano eu participo da procissão e da festa. Esse foi o primeiro que a imagem Santa foi em cima do carro do Corpo de Bombeiros. Começamos na Lapinha, foi até ao colégio Duque de Caxias e depois retornou. E toda vez é especial, é agradável. Eu gosto disso, está no meu sangue, na minha raiz. Eu estou muito feliz e participar como vereador, como representante do bairro onde eu sou nascido e criado, é mais um motivo de felicidade. Salve Santa Bárbara, Salve Iansã”, disse o edil. No candomblé, Santa Bárbara é representada por Iansã.
“Eu estou aqui para agradecer a Deus, a Santa Bárbara pela minha vida e pela vida dos meus amigos e familiares. Esse é o momento, sobretudo, de agradecer. Mas também podemos renovar os pedidos de proteção, além de pagar promessas. E eu garanto: funciona”, acrescenta Bahiense.
O vereador lembrou que “é o início do calendário das festas populares da Bahia”. Na Liberdade quem organizou foi o Bispo Oséias. E no Pelourinho, há 25 anos a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos que realiza essa festa linda, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia”, finaliza Bahiense.
Com três séculos de existência, Festa de Santa Bárbara simboliza fé e resistência do povo baiano