Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia

Danilo Henrique diz que projetos cadastrados no PAC 2023 tornam LEM referência no país

Luis Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, ganha destaque nacional ao se tornar uma das cidades recordistas no envio de projetos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, em 2023. Foram 16 grandes projetos cadastrados nos editais do PAC com aporte de investimentos estimados em R$ 69,8 milhões de acordo com o secretário de Governo, Danilo Henrique, gestor das ações. Para ele, LEM se prepara para uma transformação significativa em sua infraestrutura e vira referência no planejamento e melhorias estruturais entre cidades do interior do país.

Parte substancial dos recursos, explica o titular da Segov, será direcionada para a construção de escolas em tempo integral, um marco no avanço educacional da cidade. “O investimento não apenas atenderá à demanda por vagas, mas também promoverá um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos estudantes, oferecendo atividades extracurriculares e reforçando a importância do ensino de qualidade”, pontua.

Para Danilo, o comprometimento e a eficiência da gestão do prefeito Junior Marabá foram fundamentais para consolidar Luis Eduardo Magalhães como um dos municípios recordistas na apresentação de bons projetos no PAC.

Atenção à Primeira Infância e à Saúde

“A criação de creches é outra prioridade em nossos projetos, evidenciando a preocupação com a primeira infância e o apoio às famílias que oferecem espaços adequados para o cuidado de seus filhos. Essa iniciativa não só facilita a inserção de pais e mães no mercado de trabalho como contribui para o desenvolvimento saudável das crianças”, pontua o titular da Segov.

Na área da saúde, unidades modernas e bem equipadas, como CAPs e UBS, estão nos planos, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população.

A promoção de atividades esportivas também recebe atenção especial, segundo Danilo, com a construção de espaços esportivos comunitários que beneficiam os moradores locais e também fomentam o esporte como ferramenta de inclusão social e qualidade de vida, sobretudo para a população jovem.

“Outro ponto destacado em nossos projetos é a aquisição de transporte escolar, um investimento crucial para garantir o acesso dos estudantes à educação e reduzir as desigualdades regionais. Além da aquisição de unidades odontológicas móveis, para garantir maior acesso a esse tratamento de saúde necessário”, diz Danilo.

Impacto Social e Econômico

A execução desses projetos, na avaliação de Danilo Henrique, não apenas melhora a infraestrutura da cidade, mas também gera impactos importantes no cenário social e econômico: “Como a criação de empregos diretos e indiretos durante a fase de construção e, posteriormente, a oferta de serviços e espaços de qualidade, oferecidos para elevar a qualidade de vida dos cidadãos”.

Além disso, pontua o secretário, os projetos têm potencial para viabilizar o desenvolvimento de LEM a longo prazo, preparando a população local para desafios futuros e estimulando a atração de novos investimentos. “Com essas obras do PAC, a cidade não apenas se destaca regionalmente, mas também ganha reconhecimento nacional por sua capacidade de planejamento e execução de ações que impactam positivamente a vida dos cidadãos”, afirma Danilo.

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso da desembargadora e da juíza...

Servidores estaduais têm desconto especial para aquisição de veículos da BYD

O Governo do Estado e a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) formalizaram, nesta quinta-feira (11), uma importante parceria para garantir que os servidores...

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso...
Fundação Jose Silveira

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso...

Servidores estaduais têm desconto especial para aquisição de veículos da BYD

O Governo do Estado e a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) formalizaram, nesta quinta-feira (11), uma importante parceria...

Cinco bairros recebem 4ª Rodada da Copa Salvador Interbairros neste domingo (14)

A 4ª Rodada da Copa Salvador Interbairros acontece neste domingo (14), em cinco campos da cidade: Boca do Rio,...

Câmara aprova definição do projeto marco legal de hidrogênio verde

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa quinta-feira (11), a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de...