Cinco tipos de alimentos que são ‘inimigos’ da saúde intestinal

Muitas pessoas não sabem (ou esquecem) que a saúde intestinal tem um impacto significativo em todo o corpo. Quando ela não está 100%, isso pode se manifestar de formas muito incômodas e desagradáveis. Fazer uma alimentação equilibrada e saudável ajuda a evitar que isso aconteça.

Por isso, diversos especialistas em nutrição, citados pela revista Woman & Home, enumeraram alguns dos alimentos específicos que devem ser evitados ou limitados.

1. Alimentos fritos

Jenna Hope, nutricionista, explica que eles são normalmente “ricos em gorduras saturadas”, o que tem a capacidade de “afetar negativamente a integridade do revestimento intestinal”. Quando o revestimento do intestino fica comprometido, aumenta “o risco de agentes patogênicos indesejados passarem através do intestino para a corrente sanguínea”, acrescenta. Isso, consequentemente, afeta tudo no corpo, incluindo a digestão e a imunidade, tornando a pessoa mais vulnerável a problemas como constipação e outros vírus.

2. Carne vermelha

Josie Porter, dietista, revela que “essas carnes são ricas em gorduras saturadas” e, muitas vezes, contêm alguns “compostos que promovem a inflamação no intestino, levando a distúrbios intestinais”. Por isso, ela aconselha que aposte de vez em quando em “alternativas ricas em proteínas, como lentilhas, feijão, frango ou peixes ricos em ômega-3, como a truta e a cavala”.

3. Doces

Eles têm muito açúcar, “o que pode alimentar as bactérias patogênicas no intestino e, normalmente, também contêm aromatizantes e corantes artificiais, que também podem contribuir para uma má saúde intestinal”, alerta a dietista. “Sempre que possível, tente optar por frutos secos como uma alternativa mais saudável”.

4. Cereais ultraprocessados

Muitas vezes, os cereais enganam porque “são fortificados com nutrientes essenciais”, alerta a nutricionista. Infelizmente, “os cereais ultraprocessados são frequentemente ricos em açúcares e ingredientes refinados, sendo também pobres em fibras”.

5. Grãos refinados

“Eles não são maus para a nossa saúde intestinal com moderação, mas se os utilizarmos frequentemente em vez de alternativas de cereais integrais, podemos estar a limitar a nossa saúde intestinal. Isso deve-se ao facto de o farelo e o gérmen dos grãos refinados terem sido removidos durante o processamento, o que resulta numa perda de fibras valiosas. A falta de fibras pode levar a desequilíbrios na microbiota intestinal, o que pode levar a problemas digestivos”, explica Josie Porter.

VIRALIZOU NAS REDES: Entenda o sinal de socorro feito por Roxelle na novela “Volta por Cima”

Uma cena da novela “Volta por Cima”, exibida nesta sexta-feira (18/04), chamou atenção do público ao abordar um recurso utilizado por vítimas de violência...

Com recursos próprios, Débora Regis mantém tradição com ação Páscoa da Alegria

Acompanhada da energia contagiante do casal de coelhinhos da Páscoa, tia Debinha, como é carinhosamente conhecida, manteve o costume de levar alegria para as...

VIRALIZOU NAS REDES: Entenda o sinal de socorro feito por Roxelle na novela “Volta por Cima”

Uma cena da novela “Volta por Cima”, exibida nesta sexta-feira (18/04), chamou atenção do público ao abordar um recurso...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Morre papa Francisco, aos 88 anos

O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira (21) a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. O falecimento do...

Projeto abre inscrições de aulões gratuitos do Enem para estudantes de Pojuca e região

A iniciativa faz parte do Programa de Relacionamento Comunitário da Brava Energia, INTERAGIR, e tem como proposta atender jovens...

PREMEDITADO: Mulher viajou 384 km para envenenar ovo de Páscoa que matou criança

Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi presa suspeita de envenenar um ovo de Páscoa e enviá-lo a uma...

ENCICLOPÉDIA DO SAMBA: Cantora e compositora Maria Cristina Buarque de Holanda morre aos 74 anos

A cantora e compositora Maria Cristina Buarque de Holanda morreu neste domingo (20), aos 74 anos. A artista, que...