A deputada estadual Olívia Santana realizou nesta segunda-feira (11.12), pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da Alba, uma audiência pública em celebração aos 20 anos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Durante a atividade, também foi apresentado o Programa Bahia Mais Inovadora, além do Lançamento da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Fizemos um balanço da Secti e também conhecemos os planos futuros e o que foi planejado para os quatro anos do governo Jerônimo. São muitos projetos, principalmente agora que existe uma articulação com o governo federal. A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público traz para esta casa a oportunidade de conhecer os projetos que vão impactar na área de tecnologia, do cenário baiano dos próximos anos”, destacou Olívia Santana, presidenta da comissão.
O Secretário da Secti André Pinho Joazeiro, apresentou o Programa Bahia Mais Inovadora e fez um balanço das ações realizadas pela secretaria. “Sempre tem uma saída pela Ciência e Tecnologia. A Secti trabalha com a transversalidade de pautas”, lembrou Joazeiro.
A Secti tem como competência planejar, estimular, orientar e coordenar as atividades científicas, tecnológicas e de inovação, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico do estado; elaborar, gerenciar e apoiar políticas e ações direcionadas ao estímulo à curiosidade científica e à difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação; bem como implementar políticas e ações destinadas à difusão e à apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos na sociedade em geral.
A deputada Olívia Santana se comprometeu em articular uma reunião de apresentação dos projetos da Secti para os deputados e deputadas da casa legislativa.
Homenagem
Durante a audiência pública foi feita uma singela homenagem, representando a equipe da Secti, aos servidores Andréa Pereira de Carvalho Malta da Silva, Lajah Santos Calasans Costa, Sílvio Santos da Fonseca e Vera Lúcia de Jesus Souza, que possuem um vasto trabalho dedicado e vêm colaborando para o desenvolvimento da secretaria.
Também participaram da audiência a reitora da Uneb, Profª. Adriana Marmori; Diretor da Fapesb, Handerson Leite; diretora da Fiocruz, Marilda de Souza Gonçalves; diretor executivo de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da FIEB, Luís Alberto Breda; diretor de Gestão e Planejamento da Aprendizagem, Astor Júnior, Representando a Secretaria de Educação da Bahia; Dayvid Souza Santos, coordenação geral de Tecnologia Social e Economia Solidária do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.