Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Refluxo gástrico pode causar perda dentária, alerta especialista

Segundo dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), o refluxo gastroesofágico acomete cerca de 25,2 milhões de brasileiros, o equivalente a 12% da população. O problema se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago, seja alimento ou ácido clorídrico, para o esôfago, com frequência, sendo que estes elementos podem até mesmo chegar na garganta e na boca.

Em função da acidez ocasionada pelo refluxo gástrico e pelas ânsias, a superfície dos dentes começa a ser afetada, o que pode levar à erosão dentária. “Em geral, o pH oral se mantém entre 6.8 a 7.2. No entanto, quando o refluxo reduz o pH da saliva, tornando-a ácida, ocorre a desmineralização do esmalte dental, isto é, a deterioração gradual da estrutura dentária”, diz o Dr.Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System.

Ainda conforme explica o Dr. Lago, nestes casos ocorre um desequilíbrio na troca natural de sais minerais entre os dentes e a saliva. Como resultado, o esmalte dental perde minerais, levando a uma fragilidade crescente e contribuindo para que, ao longo do tempo, aconteçam perdas dentárias.

Por tudo isso, é preciso que haja um tratamento de abordagem multidisciplinar, a fim de prevenir a perda dos dentes em função do problema. “A sinergia entre Dentistas e médicos gastroenterologistas permite a coordenação de estratégias para aliviar os sintomas do refluxo, mas também para manter o equilíbrio do pH na boca, evitando desgastes nos dentes”, diz o especialista. “O objetivo é, acima de tudo, preservar a saúde bucal a longo prazo, oferecendo uma resposta completa e bem coordenada aos desafios que o refluxo traz”, conclui.

Problema instalado: o que fazer?

Quem precisa lidar com a perda dentária causada pelo refluxo deve saber que existem diversas opções de tratamento odontológico, desde restaurações até a instalação de implantes dentários em casos mais avançados. Por isso, é imprescindível que o Paciente agende uma consulta com o Dentista, que está capacitado a oferecer o melhor tratamento, dependendo de cada caso.

“E naquelas situações em que o desgaste é irreversível, a extração do dente, seguida da colocação de implantes dentários, se constitui em uma solução eficaz para restaurar função e estética dentárias”, destaca o cirurgião-dentista.

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em uma ocorrência de agressão...

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU)...
Fundação Jose Silveira

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU)...

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e...

“EXCLUA SEUS DESEJOS”: Homem instala câmera escondida na casa da vizinha no Iapi e passa por ‘tribunal do crime’

Um homem instalou uma câmera escondida dentro do banheiro da casa da vizinha, no bairro do Iapi, em Salvador....

Estados e municípios vão receber R$ 15 bilhões para investir em cultura até 2027

Estados, municípios e o Distrito Federal vão receber R$ 15 bilhões de reais para ações culturais até 2027 por...