Prefeitura Municipal de Savaldor

Credenciamento de veículos para zonas de restrição do Carnaval, no posto do Shopping Barra, é marcado por tranquilidade

Moradores das áreas de restrição do Carnaval de Salvador já começaram a ir ao novo posto de atendimento para credenciamento de veículos, aberto na segunda-feira (8) pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) no Shopping Barra. O posto está situado no Piso L3, setor Sul, ao lado da lotérica, e está funcionando nos mesmos horários do centro de compras, inclusive aos sábados e domingos, até o dia 6 de fevereiro.

Com isso, a Transalvador conta com dois postos para prestação do serviço. Há ainda o que já funciona desde o dia 2 na sede do órgão, na Avenida Vale dos Barris, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h e também durante o Carnaval. Em ambos os locais, moradores das zonas de restrição da festa vão poder retirar suas credenciais, incluir novos veículos ou efetuar mudanças nas placas já cadastradas.

Até o momento, 300 pessoas já fizeram o credenciamento de veículos no posto do Shopping Barra. Segundo a coordenadora de atendimento do local, a procura maior tem ocorrido pela manhã, mas o atendimento tem sido tranquilo e sem filas.

“Estamos com todo o Carnaval preparado, todas as nossas equipes trabalhando. Nós ainda temos 19,5 mil imóveis aptos a realizar o cadastramento e que podem realizar o pré-cadastramento e comparecer ao posto somente para retirar a credencial, de maneira muito simples. Nós já tivemos 12.555 credenciamentos feitos. Desses, 11 mil foram feitos pelo site, no período em que esteve disponível, e vão receber na residência. Quero pedir para os 19.,5 mil que ainda precisam fazer o credenciamento para que não deixem para a última semana, para evitar a grande demanda e as filas”, ressaltou o titular da Transalvador, Décio Martins.

Tranquilidade – A tranquilidade do atendimento no posto do Shopping Barra chamou a atenção do administrador José Cândido, de 63 anos, que mora na Graça e fez o procedimento na terça-feira. “Me surpreendeu a ausência de filas. No ano passado, eu peguei fila e esperei um pouco, mas esse ano está bem tranquilo. Eu pensei até que estava sem sistema, mas estava funcionando normalmente. O adesivo é muito importante para mim, pois moro na Rua Manoel Barreto, próximo à festa. Eu não circulo tanto com o carro, mas se tiver alguma emergência, é o documento que vai me possibilitar transitar”, opinou.

Morador da Rua Ranulfo de Oliveira, no Jardim Apipema, o técnico de segurança do trabalho Valney Orneles, 43, destacou também a rapidez do atendimento e a comodidade, já que no shopping é possível fazer o procedimento em um ambiente confortável e também aos fins de semana. “Achei rápido, os atendentes foram proativos e eu consegui fazer o meu credenciamento. Trouxe o documento do carro, o espelho do IPTU e o meu documento de identificação com foto. Fiz o procedimento e a credencial já foi emitida na hora. Todos os anos eu faço o credenciamento e é algo que facilita bastante a minha vida, pois eu sempre estou me locomovendo, principalmente porque trabalho na área da saúde”, contou.

Credenciamento – Para agilizar a retirada nos postos, o cidadão pode fazer o cadastro das placas no site http://mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, mas deve ir necessariamente nos balcões para buscar as credenciais. Cada imóvel tem direito a receber até duas credenciais.

Para o morador que já fez o cadastro para o Carnaval 2023, basta entrar no site http://mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, clicar no ícone “Credenciamento moradores” e acessar o sistema com os mesmos login e senha. Em seguida, confirmar o veículo que já foi cadastrado no ano passado, excluí-lo e/ou incluir os dados de um novo automóvel.

Já o proprietário do imóvel ou o inquilino que estiver se cadastrando pela primeira vez, deverá informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o endereço de e-mail. Cabe destacar que o número do CPF informado deverá ser o do proprietário do imóvel.

Em seguida, o sistema enviará para o e-mail informado um código de acesso. Após isso, ao ingressar no sistema, poderá ser informado o número do Renavam e placa do veículo a ser cadastrado.

Para retirar as credenciais será necessário comparecer a um dos postos de atendimento. No caso de mudanças nas placas, é preciso comparecer aos balcões físicos para realizar a troca do adesivo mediante apresentação do documento do novo veículo (CRLV).

Zonas de restrição – Como em anos anteriores, o Carnaval de 2024 contará com cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos. Essas regiões serão subdivididas num total de 12 subáreas. As credenciais são específicas para cada um dos 12 locais. Segundo Décio Martins, as barreiras são controladas por radares, o que coíbe a venda de adesivos, pois a fiscalização é feita pela placa.

Os veículos que não possuírem a devida liberação para circulação ou que acessarem outra subzona que não a de sua residência serão autuados. A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Credencial em casa – Moradores das Zonas de Restrição do Carnaval que fizeram o cadastramento pelo site no prazo estabelecido devem receber as credenciais em casa já nesta semana, com início no dia 5. Caso o adesivo não seja entregue até o dia 31 de janeiro, o morador deverá se dirigir a um dos postos de atendimento no shopping ou na Transalvador para fazer a retirada do documento.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Justiça decreta prisão preventiva de advogado suspeito de agredir ex-companheira no Costa Azul

Após audiência de custódia, a Justiça decretou, nesta segunda-feira (26/02), a prisão preventiva do advogado Roberto João Starteri Sampaio...