Governo do Estado da Bahia

Após 120 anos, ponte Brasil-Bolívia deve sair do papel

O Ministério dos Transportes planeja iniciar, ainda este ano, a construção da Ponte Internacional de Guajará-Mirim, conectando Rondônia e Bolívia. Este projeto, embasado no Tratado de Petrópolis de 1903, que marcou a aquisição do Acre pelo Brasil, é considerado crucial para o plano de integração sul-americana do governo, oferecendo uma nova rota de transporte na região. Incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ponte Binacional sobre o Rio Mamoré ligará Guajará-Mirim (RO) a Guayaramerín, na Bolívia, com uma extensão de 1,22 km e largura de 17,3 metros, orçada em R$ 430 milhões e com previsão de conclusão em 36 meses.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou o edital para a obra em novembro passado, seguindo o Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC), no qual a mesma empresa encarregada dos projetos também realizará a execução. Antecipando a criação de até 4,3 mil empregos diretos e indiretos, o projeto abrange um complexo de fronteira de 9.282 m² e 3,7 quilômetros de pistas de acesso no lado brasileiro, enquanto o acesso boliviano terá cerca de seis quilômetros.

Além de fortalecer a integração sul-americana, a ponte oferece ao Brasil uma rota para o Oceano Pacífico através do território boliviano, possibilitando o transporte de cargas a custos competitivos em relação aos portos brasileiros. Para os bolivianos, representa a realização dos compromissos do Tratado de Petrópolis e o acesso ao Oceano Atlântico por meio do território brasileiro, estabelecendo uma relação que remonta a 120 anos. O tratado, de 1903, incorporou o Acre ao Brasil, originalmente parte do território boliviano desde 1750, com a Bolívia recebendo uma porção da região do estado do Mato Grosso em troca.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Últimas Noticias

Turista francês de 78 anos morre afogado em Porto Seguro

Nesta segunda-feira (26/02), um francês de 78 anos morreu após se afogar na Praia de Itaquena, localizada em Trancoso,...