Prefeitura Municipal de Savaldor

Após sucesso das ações no Bonfim, Ana Paula Matos confirma que medidas serão adotadas em festas populares

A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos avaliou de forma positiva as ações para conter o calor na maior festa popular antes do Carnaval, a Lavagem do Bonfim. A gestora afirmou que por orientação do prefeito Bruno Reis, as medidas serão replicadas no Carnaval de Salvador, além de outras festas populares como Iemanjá.

Para garantir hidratação e bem-estar aos fiéis, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde em parcerias com órgãos integrados da gestão, instalou bebedouros em pontos estratégicos do cortejo, protetor solar em totens e sachês; distribuição de abanadores, com caráter informativo contendo orientações sobre os cuidados com a saúde na alta estação; carros pipas para reduzir o impacto do calor, microaspersores e umidificadores de ar nos pórticos entre a Igreja da Conceição e o Bonfim.

“As medidas para amenizar o calor garantiram que os baianos e turistas vivenciassem uma experiência cultural e espiritual com todos os cuidados à saúde. Foram ações articuladas e integradas com diversos órgãos da Prefeitura democratizando o acesso a água, protetores solares, abanadores, além dos ventiladores, umidificadores de ar e carros pipa. A nossa avaliação técnica é que funcionou muito bem e não só foi importante para prevenção à saúde, mas também gerou nas pessoas um sentimento de gratidão e de responsabilização. Se não fossem as ações, poderíamos ter tido casos graves por causa do sol forte. Vamos replicar as medidas nos grandes eventos de Salvador tendo como parâmetro o plano de contingência para enfrentamento de altas temperaturas”, afirmou Ana Paula Matos.

A iniciativa inédita, promovida pelas Secretarias da Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Gestão (Semge), Sustentabilidade (Secis), Cultura e Turismo, Defesa Civil (Codesal), Diretoria de Iluminação, é mais um esforço para oferecer saúde integral aos soteropolitanos.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Após abordagem, PRF flagra motorista realizando transporte irregular de passageiros em compartimento de carga

No final da tarde deste sábado (24), policiais rodoviários federais flagraram uma situação iminente de perigo durante fiscalização preventiva...