Projeto Saúde da Melhor Idade inicia 2024 com mais um semestre de atividades

Mais um semestre de atividades físicas guiadas para idosos de Salvador está sendo ofertado pela Guarda Civil Municipal (GCM), através da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência(Cprev). Nesta segunda-feira (15), mais de 60 participantes marcaram presença na sede da GCM, na Avenida San Martin, para as aulas com o professor Augusto Chagas.

O projeto, intitulado Saúde da Melhor Idade, tem como objetivo melhorar a coordenação motora, a autoestima e a qualidade de vida deste público. A iniciativa acontece há quase quatro anos, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, na sede da GCM, e das 8h às 9h, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Na Pituba, as atividades são realizadas às terças, quintas e sábados, das 7h30 às 8h30.

De acordo com o coordenador da Cprev, James Azevedo, contabilizando os três locais, o número de idosos atendidos passa de 300. “No mês de janeiro, geralmente as pessoas saem de férias, viajam, mas muitos ficam por aqui. Tivemos um período de descanso e trouxemos eles de volta, trabalhando corpo e mente o tempo inteiro, trazendo essa nova energia, para que cada vez mais eles tenham essa longevidade que eles buscam para si”, relata.

O gestor ressalta ainda que o trabalho também envolve a parte psicológica, promovendo inserção social, inclusão e interação. “Com isso, muitos deixam de ficar ociosos, ansiosos. Trabalhamos para que eles não passem por isso, para que se sintam incluídos e interagindo cada vez mais socialmente”, completa Azevedo.

Educador físico de formação, o guarda municipal Augusto Caldas relata que a experiência tem sido bastante proveitosa. “Já trabalhei com idosos, mas aqui tem sido desafiador, desde a interação à prática da atividade. O projeto consegue abraçar a parte física e mental, e a gente sabe que nesta idade há a perda de mobilidade, de algumas valências físicas devido à sarcopenia (perda de massa muscular) e osteopenia (perda de massa óssea), que são fatores de risco para este público. Então, trazemos movimentos que fazem parte do dia a dia, como subir escada ou pentear cabelo. Isso ajuda muito na rotina deles”.

Como participar?

Os interessados em participar da atividade devem apresentar atestado médico com liberação para prática de atividades físicas e comprovante de vacinação. A matrícula é realizada na sede da GCM, na Fazenda Grande do Retiro. Nos encontros, são realizadas aulas de educação física de baixa intensidade, alongamento, palestras, passeios e cafés da manhã, dentre outras atividades.

Sempre antes das atividades, os idosos passam por uma triagem, com a aferição de sinais vitais. Durante as aulas, um instrutor de primeiros socorros fica disponível, caso haja necessidade de atendimento de emergência clínica ou traumática de algum idoso.

 

Nasce Mel, segunda filha de Neymar e Bruna Biancardi

Na madrugada deste sábado (5), nasceu Mel, filha de Neymar Jr. e Bruna Biancardi, no Hospital São Luiz Star, em São Paulo. O parto...

Pastora é baleada na cabeça durante ataque de facção em Engomadeira

Uma mulher identificada como a apóstola Carine Santos Almeida de Carvalho, de 47 anos, foi baleada na cabeça na madrugada deste sábado (05/07), no...
Fundação Jose Silveira

Nasce Mel, segunda filha de Neymar e Bruna Biancardi

Na madrugada deste sábado (5), nasceu Mel, filha de Neymar Jr. e Bruna Biancardi, no Hospital São Luiz Star,...
Fundação Jose Silveira

Nasce Mel, segunda filha de Neymar e Bruna Biancardi

Na madrugada deste sábado (5), nasceu Mel, filha de Neymar Jr. e Bruna Biancardi, no Hospital São Luiz Star,...

Pastora é baleada na cabeça durante ataque de facção em Engomadeira

Uma mulher identificada como a apóstola Carine Santos Almeida de Carvalho, de 47 anos, foi baleada na cabeça na...

CRIME AMBIENTAL: Espingardas são apreendidas com suspeito de caça ilegal em Carinhanha

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis prendeu em flagrante um indivíduo suspeito de...

Após 100 dias à frente da PM, coronel Magalhães registra queda nos índices de violência na Bahia

Ao completar 100 dias à frente da Polícia Militar da Bahia neste sábado (5), o coronel Magalhães consolida uma...