Governo comunista de Fidel Castro ajudou Cartel de Medellín, revela aliado de Pablo Escobar

O ex-narcotraficante colombiano Carlos Lehder, uma figura central do Cartel de Medellín, que chegou aos Estados Unidos após extradição em 1987, lançou recentemente o livro bombástico “Vida e Morte do Cartel de Medellín”. As páginas da obra revelam detalhes sobre supostos negócios entre o cartel e governos latino-americanos, incluindo os sandinistas da Nicarágua e o regime cubano dos irmãos Fidel e Raúl Castro.

Lehder, agora aos 74 anos e residindo na Alemanha, compartilhou em uma entrevista à emissora La W, nesta segunda-feira (15/01), informações sobre as operações do grupo criminoso. Segundo ele, o cartel teria mantido acordos com o governo cubano para permitir a aterrissagem de aviões carregados de drogas na ilha. Lehder afirma que esses arranjos foram autorizados por figuras proeminentes, incluindo o próprio Fidel Castro.

“Contratei com o governo cubano autorizado por Pablo [Escobar] e por Gustavo [Gaviria], o primo de Pablo, para transportar cocaína às Bahamas”, afirmou Lehder, enfatizando a necessidade de permissão das autoridades cubanas para operações desse tipo.

O livro, que se tornou um dos mais vendidos na Colômbia desde o seu lançamento, mergulha ainda mais nas relações do cartel com Cuba. Lehder detalha acordos com Antonio de la Guardia, então chefe da Corporação de Importadores e Exportadores (Cimex) de Cuba, para utilizar pistas de aterrissagem com a aprovação de “seus superiores”.

Além das revelações sobre Cuba, Lehder também aborda uma até então pouco conhecida suposta relação com os sandinistas que governam a Nicarágua. Em 1984, enquanto fugia das autoridades, Lehder buscou refúgio em Manágua e estabeleceu acordos com o finado comandante sandinista e ex-ministro do Interior Tomás Borge.

“Federico Vaughan foi muito claro que o regime sandinista estava disposto a permitir ao cartel a utilização de pistas de pouso para transportar cocaína sul-americana para o México em troca de muitos milhões de dólares em dinheiro”, revelou Lehder.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...