A Uber assegurou que agora é possível solicitar o uso de ar-condicionado em todas as corridas, independentemente da modalidade, intermediadas por sua plataforma. A afirmação surgiu em resposta à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro, que busca esclarecimentos sobre a resolução que exige informações transparentes acerca do uso de ar-condicionado nos veículos.
A empresa destacou seu repúdio veemente à cobrança adicional pelo uso do equipamento, embora não tenha especificado se tomará medidas contra motoristas que não mantenham o ar-condicionado em funcionamento.
Em comunicado, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) asseverou que o valor da corrida é o mesmo visualizado pelo passageiro durante a contratação do serviço, e, portanto, não estão previstas cobranças adicionais pelo motorista. Sobre o uso do ar-condicionado, a associação explicou que as plataformas associadas seguem políticas próprias, informadas em seus respectivos sites. Além disso, ressaltou que é responsabilidade do motorista parceiro garantir a manutenção do veículo e seu bom funcionamento. Já a 99 não se manifestou quanto ao cumprimento da resolução.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou em nota: “A resolução estabelece que as informações entre as plataformas, motoristas e passageiros sejam claras e precisas. O consumidor não pode ser surpreendido por cobranças extras. Continuamos monitorando o cumprimento da resolução e, diante de novas denúncias, tomaremos as medidas necessárias para apuração.”
Mais de 400 mensagens relacionadas ao ar-condicionado em carros por aplicativo foram encaminhadas à secretaria até o momento.