Um projeto irá oferecer aulas de futebol masculino e feminino a cerca de 1,5 mil crianças de escolas públicas da capital baiana diariamente por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Esporte Clube Bahia. Por meio da iniciativa, divulgada nesta segunda-feira (22/01), o tricolor vai adotar 11 campos em Salvador para oferecer as atividades esportivas no “Bora Bahêa Meu Bairro”
Meninos e meninas de até 14 anos podem participar, desde que sejam moradores destes bairros e estudem em escolas públicas. A ideia é estimular o desenvolvimento esportivo e social dos jovens, ao mesmo tempo em que o Bahia pode descobrir e formar novos talentos para a carreira futebolística.
Os dois primeiros campos estão localizados no Candeal e no Vale das Pedrinhas. Em discurso, o prefeito Bruno Reis afirmou que foram investidos quase R$13 milhões na implantação dos campos que passam agora a ser administrados pelo time baiano.
“Serão quase 1,5 mil crianças atendidas diariamente neste projeto. Eu tenho certeza que vocês vão ajudar a mudar o presente e futuro dessa garotada”, elogiou o político.
No Candeal, em parceria com a Pracatum, está localizado o primeiro campo público de grama sintética da cidade. Atualmente a capital baiana conta com 33 campos de grama sintética e este número chegará a 100 até o final do ano, prometeu Bruno..
Locais
Os dois primeiros campos adotados pelo Bahia são a Arena Candeal Cosme Dantas by Messi, no Candeal, ao lado da Praça das Artes; e a Arena Beira Rio, no Vale das Pedrinhas.
Além desses dois, já está definido que o projeto será implementado no Campo da Pronaica (Cajazeiras), Campo do CIE – Centro Integrado de Esportes (Itapuã), Campo do Arvoredo (Tancredo Neves), Campo do Jaqueirão (São Marcos), Campo do Mirandão (Nova Brasília de Valéria) e Campo de Paripe (Paripe). Os outros locais ainda serão definidos. Haverá um campo por região de cada Prefeitura-Bairro.
Para liderar as atividades, o Bahia contratará membros de cada comunidade, sendo dois monitores e um estagiário em cada bairro. Além disso, o clube fornecerá todo o equipamento necessário para as sessões de treinamento. Caberá ao Bahia realizar a limpeza e conservação dos campos. Para participar do projeto, será obrigatório comprovar a frequência escolar e estar com a vacinação em dia.