CHUVA EM SALVADOR: Carro é soterrado por desabamento de barranco na Av. Ogunjá

A forte chuva que atinge a capital baiana segue resultando em estragos. Na manhã deste sábado (27/01), um veículo foi soterrado após o desabamento de um barranco na Avenida General Graça Lessa, conhecida como Ogunjá, localizada no bairro Engenho Velho de Brotas. O Informe Baiano acompanhou a situação no local.

Além disso, casas correm risco de desabamento no local. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já foi acionada.

A atuação na atmosfera da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada a um sistema de baixa pressão (cavado), ao longo da costa do Nordeste, mantém, neste sábado (27/01), o céu nublado com chuvas fracas a fortes, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 12 horas (atualizados às 8h) foram na Calçada (92,4 mm), Santa Luzia (93 mm), Campinas de Brotas (91,8 mm), Brotas (89,6 mm) e Centro (88,9 mm).

Ontem, sexta-feira (26/01), a atuação da ZCAS associada a um sistema de baixa pressão (cavado) também provocou chuvas intensas. De acordo com o Cemadec, foram registradas chuvas moderadas a fortes. Os maiores picos de chuva em uma hora ocorreram em: Santa Luzia (48,2 mm), Brotas (47,8 mm), Capinas de Brotas (47,6 mm), Capelinha – Vila Picasso (45,2 mm), Calçada (44,4 mm), Bom Juá (42,8 mm), Pituba – Parque da Cidade (41,2 mm), IAPI (39,4 mm), Engenho Velho de Brotas (39,2 mm) e Chapada do Rio Vermelho (39,2 mm).

Amanhã, domingo (28/01), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que a população não seja pega de surpresa. Para receber os boletins de alerta, basta enviar um SMS para 40199 e informar número do CEP. O serviço é gratuito.

 

ITAPUÃ, SALVADOR: Homem morto a tiros no final de linha do Abaeté

Um homem foi morto a tiros no início da manhã desta quinta-feira (25/07), no final de linha do Abaeté, no bairro de Itapuã, em...

Postagem do Bahia de manhã cedo revolta torcedores: “Bom dia uma desgraça”

Os torcedores do Bahia acordaram injuriados nesta quinta-feira (25/07) e desabafaram após uma postagem do clube nas redes sociais. O Tricolor empatou por 1 a...

ITAPUÃ, SALVADOR: Homem morto a tiros no final de linha do Abaeté

Um homem foi morto a tiros no início da manhã desta quinta-feira (25/07), no final de linha do Abaeté,...
Fundação Jose Silveira

ITAPUÃ, SALVADOR: Homem morto a tiros no final de linha do Abaeté

Um homem foi morto a tiros no início da manhã desta quinta-feira (25/07), no final de linha do Abaeté,...

Postagem do Bahia de manhã cedo revolta torcedores: “Bom dia uma desgraça”

Os torcedores do Bahia acordaram injuriados nesta quinta-feira (25/07) e desabafaram após uma postagem do clube nas redes sociais. O...

Beyoncé oferta bolsas de R$ 10 mil para alunos de universidade da Bahia

Beyoncé, por meio de sua fundação filantrópica BeyGOOD, está ofertando bolsas de estudo para estudantes da Universidade do Estado...

Na estreia do Brasil em Paris 2024, Ana Luiza Caetano bate recorde pessoal na fase classificatória do tiro com arco

O Brasil começou a sua trajetória nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Na manhã desta quinta-feira (25), a jovem Ana...