Dois filhotes de cobra foram encontrados dentro de uma escola da rede municipal no bairro de Vila Canária, na manhã desta segunda-feira (19), no meio de uma sala de aula. uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (Gepa/GCM) foi acionada para resgatar os animais e acredita que as chuvas que atingem a cidade geraram o fato inustado.
Por volta das 9h, as pequenas jibóias foram encontradas e logo começou o processo de remoção. A contenção dos animais foi realizada com toda a segurança pelas equipes do Gepa, para que a escola retornasse a sua normalidade após o resgate.
A espécie, muito comum na capital baiana, não é peçonhenta. “Nesta época do ano acontece o nascimento de serpentes, sendo bastante comum elas adentrarem em construções diversas a procura de abrigo e alimentação. As jibóias são serpentes que se adaptam muito bem ao ambiente urbano, procurando principalmente pequenos roedores que são seus alimentos preferido”, afirmou o Supervisor Robson Pires.
O porta-voz ressaltou aind, que as ações em parcerias com as escolas são contínua, inclusive com a demonstração e o contato com espécies vivas, para que os alunos possam fortalecer ainda mais a consciência ambiental.
Caso encontre um animal silvestre, o cidadão deve entrar em contato com a GCM através do telefone: 713202-5312 e solicitar o resgate do animal.