Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ecoindicadores evidenciam impacto positivo do projeto EcoFolia Solidária no carnaval de Salvador

“Ganharam todos, os catadores de materiais recicláveis, as cooperativas, mas o maior beneficiário foi o meio ambiente”, enfatizou Genivaldo Ribeiro, da cooperativa Coopeguary, ressaltando o resultado da 19ª edição do Eco Folia Solidária, durante a apresentação dos ‘Eco Indicadores’, na manhã desta quarta-feira (21), em Salvador.

Foram analisadas as economias geradas pela destinação adequada dos materiais recicláveis, incluindo água, aterros sanitários e emissão de CO², destacando o papel dos catadores de materiais recicláveis como agentes ambientais importantes.

O evento que ocorreu, na sede das Voluntárias Sociais da Bahia (Palácio da Aclamação), contou com presença da primeira-dama e presidente da instituição, professora Tatiana Velloso, o Secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, representando o governador, Jerônimo Rodrigues e a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Lins.

A primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, destacou que as homenagens devem ser direcionadas, por direito, para cada catador. “Hoje, o Governo do Estado, representado pelo secretário do Meio Ambiente, parabeniza os resultados alcançados pelo projeto EcoFolia Solidária. Isso demonstra uma importante integração entre secretarias e uma política intersetorial”, destaca.

“Precisamos fortalecer ainda mais o Comitê Estadual de Resíduos Sólidos e construir um trabalho contínuo. Estamos agendando uma reunião com a Casa Civil para discutir a regulamentação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), considerando o serviço ambiental prestado pelas cooperativas de catadores com as atividades de coleta, triagem e destinação dos resíduos recicláveis. Isso demonstra o empenho do nosso governo e de nossos parceiros com o tema”, explica Sodré.

EcoFolia Solidária

O Governo do Estado, mais uma vez, apoiou os catadores de materiais recicláveis. O projeto injetou mais de R$ 2 milhões na economia baiana, gerando emprego e renda para mais de 1.100 catadores autônomos e cooperativados. O trabalho incluiu a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos catadores cadastrados nos Centros de Apoio, além de beneficiar um grupo de costureiras que produziu todo o fardamento utilizado pelos trabalhadores.

As equipes de apoio e fiscalização da Sema e do Inema trabalharam diariamente nos ecopontos durante o Carnaval para garantir suporte aos catadores, permitindo que desempenhassem seu trabalho com segurança e eficiência. Nessa dinâmica, os catadores comercializavam os materiais coletados diretamente nos ecopontos, sem atravessadores, por preços justos.

“Esse é um momento importante não só por reunir os protagonistas desta ação, mas também pela oportunidade de apresentar à sociedade os impactos sociais, ambientais e econômicos resultantes da execução deste projeto”, pontua Joilson Santana, catador de materiais recicláveis, coordenador executivo da ONG CAMA e um dos idealizadores e coordenadores do projeto.

O EcoFolia Solidária é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Sema, Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM), além do Inema.

O evento para apresentar os resultados foi promovido pela associação de catadores de materiais recicláveis de Salvador, representado por 11 cooperativas de catadores de materiais recicláveis, integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia (FLC-BA).

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para...

DEU RUIM! Brasileira é condenada à prisão por perseguir Harry Styles

A brasileira Myra Carvalho, acusada de perseguir e enviar cerca de 8 mil cartas ao cantor Harry Styles em menos de um mês, foi...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete...
Fundação Jose Silveira

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete...

DEU RUIM! Brasileira é condenada à prisão por perseguir Harry Styles

A brasileira Myra Carvalho, acusada de perseguir e enviar cerca de 8 mil cartas ao cantor Harry Styles em...

Elon Musk questiona quanto custaria comprar a “Rede Globo”; entenda

Após um pedido de um internauta, o empresário Elon Musk questionou, neste domingo (21/04), quanto custaria comprar a Rede...

Projeto leva vivências teatrais para alunos da rede municipal de ensino de Salvador

O projeto “Contando Histórias do Meu Mundão”, desenvolvido pelo grupo Chegança Atelier Cultural, chega à 2ª edição passando por...