Vai faltar água? Fornecimento de água para Salvador e parte da RMS ocorre com oferta reduzida; entenda

Para manter a qualidade habitual da água distribuída, diante das fortes chuvas que alteraram as características da água bruta disponível na barragem de Joanes 2, o fornecimento de água está ocorrendo com menor volume em Salvador e parte da região metropolitana. A redução temporária da oferta é necessária para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Estamos mantendo 80% do volume de água, o que significa que não haverá interrupção do abastecimento. Mas, a redução temporária, que é fundamental neste momento diante das condições do manancial, vai afetar o abastecimento da região. Por isso é fundamental que todos usem a água com economia nesse período”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

No momento, a Embasa interrompeu a captação de água na barragem de Joanes 2. Os técnicos estão trabalhando 24 horas por dia no monitoramento das condições da água bruta do manancial e no ajuste do processo de tratamento, para que seja possível retomar a produção de água nos níveis normais no menor prazo possível.

“Embora o sistema integrado de abastecimento utilize outros mananciais, como as barragens de Pedra do Cavalo e de Santa Helena, a interrupção da captação em Joanes 2 tem um impacto imediato no volume de água disponível”, explica Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na RMS. “Estamos com nossas equipes trabalhando dia e noite para conseguir retomar o uso dessa água e regularizar o fornecimento em toda a área afetada”.

Impacto das chuvas – O mês de fevereiro foi excepcionalmente chuvoso em Salvador e na bacia hidrográfica do rio Joanes. O índice de chuvas na região alcançou 310mm até ontem (26), quatro vezes maior do que o esperado para o mês. É o maior índice pluviométrico de fevereiro nos últimos 19 anos. O grande volume de chuvas arrasta terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica (folhas, galhos) de toda a bacia até o rio, modificando a composição da água.

Áreas afetadas: Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e as ilhas de Salvador (ilha de Maré, dos Frades, de Bom Jesus dos Passos).

ENTREGOU: Homem é detido e leva PM até esconderijo de drogas em Camaçari

Durante patrulhamento de rotina no bairro Mangueiral, em Camaçari, policiais militares do 12º Batalhão (12ºBPM) detiveram um homem com maconha, nesta quarta-feira (30/04). Após...

BATERAM NO MURO: Acidente de moto em Mutuípe mata um e deixa outro ferido

Um homem morreu e outro ficou ferido após a moto em que estavam colidir com um muro de uma casa em decorrência de um...

ENTREGOU: Homem é detido e leva PM até esconderijo de drogas em Camaçari

Durante patrulhamento de rotina no bairro Mangueiral, em Camaçari, policiais militares do 12º Batalhão (12ºBPM) detiveram um homem com...
Prefeitura Vitoria da Conquista

CAMPO FORMOSO: Criança de dois anos morre afogada após cair em caixa d’água

Uma criança de dois anos morreu afogada na cidade de Campo Formoso, no norte do estado, após cair em...

Alunas do curso de formação da PM são vítimas de grave acidente; saiba detalhes

Bianca Bandeira César Luz e Ana Flávia Vitor Campos, ambas de 25 anos, foram vítimas de um grave acidente...

RIO: Investigado por ataque a Lady Gaga planejava matar criança ao vivo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou que um dos alvos da operação que frustrou um atentado ao...

INCÊNDIO CRIMINOSO? Corpo encontrado carbonizado em Lauro de Freitas estava com pés e mãos amarrados

O corpo de um homem foi encontrado com as mãos e os pés amarrados após um incêndio que atingiu...