Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Defesa Civil abre inscrições para nova turma de capacitação de voluntários

Estão abertas as inscrições para os cidadãos que desejarem se tornar voluntários em ações de prevenção e defesa civil na capital baiana. A seleção é feita através da Defesa Civil de Salvador (Codesal) mediante participação no curso de capacitação que será ministrado pelo órgão na sexta-feira (1º), às 8h, no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Durante a capacitação serão abordados temas como percepção de risco, mudanças climáticas, defesa civil institucional, orientações e dicas de primeiros socorros. Ao final do minicurso, os novos voluntários receberão certificado.

De acordo com a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, após a formação, o voluntário deve atuar como um multiplicador das ações de defesa civil na sociedade. “O programa de voluntariado foi criado para que o cidadão compreenda a importância da sua atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, estimulando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão”, explica.

Como voluntário, o indivíduo também pode ajudar nas atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres. No ano passado foram realizadas 11 capacitações, com 380 novos colaboradores formados.

Funcionamento – O programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto 26.459/2015 e a formação é feita todos os meses, com capacidade de receber até 60 pessoas. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

Para participar é necessário realizar a inscrição através do site da Codesal, no endereço www.defesacivil.salvador.ba.gov.br, seção “Seja Voluntário”. Após inscrição, o cidadão deve aguardar o contato do órgão através do e-mail ou telefone para confirmação.

Corrida Tiradentes realiza 45ª edição no domingo (14)

A Polícia Militar da Bahia realiza, na manhã de domingo (14), mais uma edição da tradicional Corrida Tiradentes, na Cidade Baixa. A corrida, que...

Decisão do STF acaba com abordagens preventivas da PM e pode aumentar crimes

O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu em sessão, na última quinta-feira (11/04), que a abordagem policial e a revista pessoal motivadas por raça, sexo,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Corrida Tiradentes realiza 45ª edição no domingo (14)

A Polícia Militar da Bahia realiza, na manhã de domingo (14), mais uma edição da tradicional Corrida Tiradentes, na...
Fundação Jose Silveira

Corrida Tiradentes realiza 45ª edição no domingo (14)

A Polícia Militar da Bahia realiza, na manhã de domingo (14), mais uma edição da tradicional Corrida Tiradentes, na...

Decisão do STF acaba com abordagens preventivas da PM e pode aumentar crimes

O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu em sessão, na última quinta-feira (11/04), que a abordagem policial e a revista...

Anfavea quer volta do Salão do Automóvel

O presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores, Mário de Lima Leite, disse nesta sexta-feira (12) que o Salão...

MADRE DE DEUS: deputado Marinho desabafa e diz que Dailton é o “pior prefeito que a cidade já teve”

O deputado federal e líder do Republicanos na Bahia, decidiu se juntar à base de apoio do ex-prefeito Jeferson...