Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

PARA ONDE EU VOU? Vereadores e potenciais candidatos de Salvador começam a definir partidos; confira

No dia 6 de Outubro acontece o primeiro turno das eleições municipais em todo país. Na Bahia são 417 cidades e na ocasião serão eleitos prefeitos e vereadores. O segundo turno, que poderá acontecer em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, será em 27 de Outubro.

Nos bastidores, os vereadores fazem contas, observam as regras do jogo e tentam encontrar o partido mais viável.

O Informe Baiano apurou que o coeficiente eleitoral esse ano deverá ficar em torno de 32 mil votos. Já a média eleitoral deverá bater 25 mil votos. O que seria isso? Partindo desse pressuposto, o partido que adquirir 50 mil votos, por exemplo, poderá eleger dois vereadores, mas com algumas condições. Para adquirir a primeira cadeira, a chamada vaga direta, o candidato deverá ter pelo menos 10% do coeficiente. Já a segunda cadeira, eleita na média eleitoral, poderá ser conseguida na chamada vaga residual. Porém, o candidato para garantir a vaga residual deve ter no mínimo 20% do coeficiente. Nesse caso, acima de 6.400 votos.

Então, não há possibilidade nenhuma de um partido conseguir duas cadeiras com um dos candidatos tendo menos de 6.400 votos. Ou seja, se o partido tiver 50 mil votos, mas somente um candidato atingir 3.200 votos ou mais, só vai eleger um candidato. Nesse caso, um na vaga direta. Ratifico: só é possível eleger candidato com menos de 6.400 votos na vaga direta. Já o partido que fizer 100 mil votos já garante três vagas diretas, baseado no coeficiente. A depender, atinge a quarta vaga.

Mais uma vez, explico: o partido que fizer, por exemplo, 32 mil votos, pode eleger um candidato apenas na vaga direta. O nome com mais votos da legenda tem que ter, pelo menos, 10% dos votos do coeficiente, que seriam 3.200 votos. Essas questões não estão sendo discutidas no momento pelo TSE. O que está em discussão são as formas de gastos na campanha. A grande dificuldade dos partidos pequenos é a quantidade reduzida de candidatos. Antes eram 65 candidatos e agora são 44. Ou seja, uma considerável redução.

Salvador vai eleger 43 vereadores. A expectativa esse ano é que a renovação gire em torno de 30%. Os partidos mais fortes, aparentemente, são União Brasil, federação PSDB/Cidadania, federação PT/PCdoB/PV e PP.

O IB descobriu alguns potenciais candidatos e seus respectivos partidos. A lista ainda não está fechada e mudanças devem acontecer na janela eleitoral, que acontece entre 7 de março e 5 de abril. A lista abaixo traz o cenário de momento.

Bancada da Situação:

No União Brasil, partido do prefeito Bruno Reis e de ACM Neto, fala-se na vitória de 9 candidatos, mas o número real seria 7 ou 8. Os favoritos, não necessariamente nessa ordem, são: Duda Sanches, Kiki Bispo, Kátia Rodrigues, Anderson Ninho, Alberto Braga, Cláudio Tinoco, Palhinha, Lucas Moreno, Felipe Lucas, Paulo Magalhães, Sandro do MBL, Binho de Ganso e Marcelle Moraes.

Na federação PSDB/Cidadania, a expectativa é eleger 5 ou 6 nomes. Os favoritos são: Carlos Muniz, Tia Jove, Daniel Alves, Rodrigo Amaral, Sidninho, Carol dos Animais, Téo Sena, Cris Correia, Kel Torres, Isabela Sousa, Lourival Neto e Dudu Magalhães.

O PP pretende garantir 4 ou 5 cadeiras. Os favoritos são: Sandro Bahiense, Mauricio Trindade, Alexandre Aleluia, Gordinho da Favela, Repórter Jorge Araújo e Roberta Caires.

O PDT, da vice-prefeita Ana Paula Matos e de Léo Prates, deputado federal mais votado da capital, deverá garantir três cadeiras no máximo. As apostas principais são: Omar Gordilho, Zilton de Prates, Débora Santana, Sulivan Santos, Leandro Guerrilha e Tiago Queiroz.

Os bolsonaristas do PL querem garantir pelo menos três vagas, mas a realidade aponta para dois eleitos. Os favoritos seriam: Prisco, Cézar Leite, William Bolsonaro, Alexandre Moreira, Lorena Brandão e Humberto Sturaro. Nos bastidores comenta-se ainda que Soldado Correia poderá ser candidato pela legenda, mas integrantes desconhecem. O IB não conseguiu falar com o policial influenciador.

No PRD, partido que traz o número 25 e é liderado pelo chefe de Gabinete da prefeitura Francisco Elde, há a expectativa da conquista de três vagas. Os favoritos são: Kenio da Universal, Pastor Isnard, Fábio Souza, José Antônio, Hermano de BR e Beca.

No DC, partido co-irmão do PRD na capital e dirigido por Igor Dominguez, o trabalho também é para garantir três cadeiras. Porém, o DC não tem a vantagem do número, o que deverá resultar em menos votos de legenda. O vereador Ricardo Almeida desponta como favorito e os candidatos na disputa por uma ou duas vagas seriam: Marcelo Maia, Sabá e Toinho Carolino.

O Republicanos enfrenta dificuldades para montar a ‘rabada’. Poucos nomes pretendem permanecer. Por isso, deve eleger dois ou três vereadores. Os favoritos são: Luiz Carlos, Ireuda Silva e Pastor Júlio.

A base do prefeito Bruno Reis deverá contar ainda com o partido Novo. Dois nomes despontam na briga por uma eventual vaga: Priscila Chammas e Jean Sacramento.

Atila do Congo, vereador atualmente no PRD, aposta na montagem do próprio partido, o PMB, que tem chances de garantir uma vaga.

Bancada da Oposição:

A federação PT, PCdoB e PV deverá eleger entre 4 a 5 vereadores. O nome mais forte é da vereadora Marta Rodrigues, irmã do governador Jerônimo. Os outros favoritos são: Suíca, André Fraga, Hélio Ferreira, Augusto Vasconcelos, Tiago Ferreira, Arnando Lessa, Ademario Costa e Aladilce.

O MDB trabalha por 4 vagas, mas a expectativa real é bem menor. O partido do vice-governador Geraldo Júnior deverá emplacar 2 vereadores na CMS. Os favoritos são: Davi Rios, Randerson Leal, Super Geraldo, ‘Padre’ Joceval e Nestor Neto.

Liderado em Salvador pelo deputado federal Antônio Brito, o PSD não tem tradição na capital, mas esse ano aparenta ter mais gás. Entre os favoritos para uma ou duas vagas estão: Tchaca Rondespiano, Edvaldo Brito ou Carlos Cléber e Pato Rouco. Cogita-se ainda o nome do suplente de vereador Alex Alemão.

O Podemos, antigo PTN, sempre foi um partido de chegada na capital, mas teve perdas significativas. A legenda luta para eleger um ou dois vereadores. Os favoritos são Joãozinho Bacelar, Gazo do Sindicato e Eliel Santana.

PSB, SD e PSOL deverão eleger um cada. No PSB, os principais nomes são Humberto Neto, Rodrigo Hita e Silvio Humberto. O SD traz na lista Adriano Meireles e Odiosvaldo Vigas como favoritos. Já o PSOL conta com Laina Crisóstomo, Marcos Mendes e Hamilton.

Agir, PMN e Avante tentam montar chapa, mas enfrentam dificuldades extremas. Não deverão conseguir eleger representantes em Salvador.

Empreendedores participam de qualificação no Simm sobre vendas em plataforma de comércio eletrônico

Empreendedores de Salvador participaram de uma qualificação gratuita para aprender a vender produtos por meio da Shopee. O curso, com duração de 2h, foi...

Programa Saúde nos Bairros completa um ano neste sábado (13)

O Programa Saúde nos Bairros, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), completa um ano neste sábado (12). Para marcar a...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Empreendedores participam de qualificação no Simm sobre vendas em plataforma de comércio eletrônico

Empreendedores de Salvador participaram de uma qualificação gratuita para aprender a vender produtos por meio da Shopee. O curso,...
Fundação Jose Silveira

Empreendedores participam de qualificação no Simm sobre vendas em plataforma de comércio eletrônico

Empreendedores de Salvador participaram de uma qualificação gratuita para aprender a vender produtos por meio da Shopee. O curso,...

Programa Saúde nos Bairros completa um ano neste sábado (13)

O Programa Saúde nos Bairros, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), completa um ano neste...

Salvador Contra a Dengue: SMS prossegue com ações contra dengue neste final de semana

A mobilização Salvador Contra a Dengue, realizada pela Prefeitura, prossegue com toda força neste fim de semana em pontos...

Prefeitura promove segundo evento de acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Atleta Salvador neste sábado (13)

A Prefeitura de Salvador realizará neste sábado (13), a partir das 8h, o segundo encontro com os 235 beneficiários...