Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Saúde nos Bairros atende o Curralinho até dia 16; mais quatro distritos recebem o mutirão de serviços nesse mês

Levar diversos serviços de saúde para perto das comunidades: com esse objetivo, o projeto Saúde nos Bairros, da Prefeitura de Salvador, chegou à Boca do Rio nesta segunda-feira (4), onde permanecerá até o dia 16. Durante esse período, moradores da região vão contar com acesso rápido e fácil a consultas, exames e demais encaminhamentos, que têm sido oferecidos em uma unidade móvel estacionada no Curralinho, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF). Até o final desse mês e início de abril, as ações serão ofertadas em mais quatro distritos: Cabula/Beiru, Subúrbio/Ilhas, Itapuã e São Caetano/Valéria.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos lembrou que esse é o 41º bairro beneficiado com a iniciativa desde o seu lançamento, em abril do ano passado. “O programa é estruturado para atender às principais necessidades dos soteropolitanos, com comodidade e serviços de qualidade e de forma facilitada, pertinho de casa. Seguiremos avançando por toda Salvador, cuidando de perto da nossa gente”, declarou a gestora, lembrando que a ação já promoveu mais de 800 mil atendimentos.

A estrutura de equipamentos e profissionais capacitados na unidade móvel possibilita oferta de serviços da atenção básica, saúde especializada, atendimentos pediátricos, exames, atendimento odontológico, vacinação e encaminhamento para a realização de cirurgias eletivas. Residente na comunidade da Boca do Rio, Dona Nilza Oliveira, 60 anos, foi em busca de uma consulta com cirurgião para retirada da vesícula. “Já fiz os exames pré-operatórios e agora corri para cá para agendar a operação”, disse a dona de casa que aproveitou a gama de serviços e realizou, ainda, mamografia e USG da tireóide.

No rol de procedimentos ofertados pelo Saúde nos Bairros, estão consultas com médicos clínicos, cardiologistas e pediatras. Os moradores também têm realizado exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral.

A possibilidade de usufruir dos serviços de saúde bem próximo de sua residência fez com que a vendedora Roseni Conceição, 45 anos, chegasse ao local do mutirão logo cedo. Com guias para a realização de exame de laboratório, transvaginal e mamografia, ela elogiou a iniciativa. “Acho ótima essa ação fora dos postos, fica perto das comunidades e sempre agiliza as consultas e exames. Eu tenho a vida corrida e é sempre difícil ir ao posto. Aproveitei hoje para fazer todos os exames que estavam pendentes e já tinha as guias. Adorei mesmo”, disse.

Celeridade – A coordenadora do programa, Edliene Vieira, explica que o principal propósito do Saúde nos Bairros é atender, de forma célere, a comunidade onde o mutirão é iniciado. “Viemos cuidar da população do Curralinho e de toda essa região. Estamos aqui para atender a demanda aberta, oferecendo atendimento clínico, cardiologista, realizando exames como eletrocardiograma, mamografia e ecocardiograma, entre outros”, explica.

Segundo ela, a iniciativa realiza uma média que varia entre 13 e 14 mil atendimentos a cada distrito por onde passa. A coordenadora entende que durante o mês de março, em função das comemorações pelo Dia da Mulher, as buscas por mamografia e demais exames ginecológicos devem aumentar.

“Por isso, aumentamos a oferta da mamografia. Convidamos todas as mulheres a virem fazer o seu exame. Temos vagas todos os dias de segunda a sábado”, convida a coordenadora. As atividades seguem na Boca do Rio até o dia 16 de março, das 7h às 17h, de segunda a sábado (até às 13h). Para ter acesso aos procedimentos, os interessados devem comparecer ao local munidos de cartão do SUS, RG e guia de exames pretendidos.

Programação do Saúde nos Bairros:

Distrito: Boca do Rio
Data: 04 a 16
Local: Curralinho

Distrito: Cabula/Beiru
Data: 11 a 23
Local: Arenoso

Distrito: Subúrbio/Ilhas
Data: 18 a 30
Local: Guerreira Zeferina

Distrito: Itapuã
Data: 25 a 06 de abril
Local: Mussurunga I

Distrito: São Caetano/Valéria
Data: 25 a 06 de abril
Local: Pirajá

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração química voluntária de reincidente em...

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a constitucionalidade da lei que estabeleceu...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração...
Fundação Jose Silveira

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração...

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a...

FEZ A LIMPA: Homem disfarçado de estudante assalta comércios na Liberdade

Pelo menos três estabelecimentos comerciais foram assaltados por uma dupla e um dos suspeitos estava com farda de estudante...

Polícia Civil leva tecnologia e atuação conjunta de Departamentos para Micareta de Feira 2024

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a Polícia Civil levará modernização e inteligência policial durante sua atuação na...