Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Simm oferecerá 1,5 mil vagas para capacitação de mulheres até o final de 2024

As instalações do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio, ficaram repletas de mulheres nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. O público feminino que buscou à unidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), foi recebido com ações do Programa Mulher Salvador, que ofertou 120 vagas de emprego, inclusive para quem não tem experiência, e mais 240 oportunidades de cursos profissionalizantes.

Durante a programação foi também foi realizada a assinatura do contrato entre a Prefeitura de Salvador e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que prevê 1,5 mil vagas para capacitações femininas até o final deste ano. Na ocasião, a titular da Semdec, Mila Paes, fez questão de reforçar o olhar sensível da pasta para mulheres. “Hoje é um dia especial, mas sabemos do nosso dever diário de pensar e cuidar das cidadãs de Salvador, olhando sob a perspectiva da geração de emprego e renda”, disse.

A secretária pontuou que, além das vagas de emprego, o Simm sempre atua na perspectiva de estimular a mulher empreendedora. “Nossos cursos são voltados também para a educação empreendedora e, assim, a mulher possa começar a gerar renda”, considerou.

A gestora lembrou ainda que o Simm tem buscado abrir oportunidades para o público feminino em todas as esferas do mercado de trabalho. “As mulheres estão ocupando cargos que tradicionalmente foram de homens, como na construção civil, por exemplo. Trabalhamos nesse direcionamento do avanço feminino, a gente percebe esse movimento delas quererem ocupar todos os espaços e, também, uma sensibilidade das empresas nesse sentido para o reposicionamento dessas oportunidades. Hoje temos vaga aqui de motorista de caminhão, de empilhadeira, lugares que antigamente não se via mulheres”, frisou.

Oportunidade – Com demanda isenta de marcação prévia, as mulheres que estiveram na unidade puderam escolher entre os cursos de pedreira, eletricista predial, gesseira, confeccionadora em moda íntima, recepcionista em meio de hospedagem, camareira em meio de hospedagem, recepção e atendimento em meio hospitalar, penteado e maquiagem, corte e costura e oficina de geladinho gourmet. Desempregada, Maria Sílvia Santos, 50 anos, optou pelo curso de corte e costura. “Fiquei muito feliz com a oportunidade, vou aprender uma atividade nova e, quem sabe, empreender e ter meu próprio negócio”, afirmou, de forma otimista.

As oportunidades de emprego atraíram a estudante de Farmácia Fabiana Pedreira, 42 anos. “Estou fora do mercado e quero uma nova oportunidade, por isso vim aproveitar essa iniciativa maravilhosa. Muito bom ter uma ação específica para nós mulheres, que recebemos muitas negativas ao longo da vida”, relatou.

Na sala ao lado, Daniele Sena, 35 anos, recebia dicas sobre técnicas de profissionais de RH para montar de forma atraente o seu currículo, através do Programa Simm Prepara. “Estava cheia de dúvidas na confecção, mas aqui as meninas estão me ajudando muito. Quando sair já vou começar a distribuir o currículo e logo estarei empregada”, declarou confiante.

Em um outro auditório do Simm, a palestra “Marketing Pessoal e Profissional; como você cuida da sua imagem?” era assistida por uma turma de aproximadamente 100 mulheres. Entre elas, a jovem Luana Reis, 19 anos, que busca a primeira oportunidade de atuar no mercado de trabalho. “Essas dicas aqui são essenciais. Quando soube pelas redes sociais, fiz questão de participar. Não tenho experiência e quero aprender sobre como me portar durante uma entrevista de emprego. Quero muito começar a trabalhar”, contou.

Mais mulheres – Em três anos da atual gestão, o Simm contabilizou 252 mil atendimentos, incluindo os disponibilizados pelas Prefeituras-Bairro. De acordo com a Semdec, 47% dos candidatos foram homens e 53% mulheres. Além disso, houve mais de 18 mil intermediações de vagas de emprego e mais 36 mil pessoas foram qualificadas através da estrutura, em cursos que abrangem o programa Treinar para Empregar, a exemplo dos projetos Mulher SSA, Simm PCD, Simm Prepara, Simm 50+ e Projeto Geração SSA.

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para...

DEU RUIM! Brasileira é condenada à prisão por perseguir Harry Styles

A brasileira Myra Carvalho, acusada de perseguir e enviar cerca de 8 mil cartas ao cantor Harry Styles em menos de um mês, foi...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete...
Fundação Jose Silveira

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete...

DEU RUIM! Brasileira é condenada à prisão por perseguir Harry Styles

A brasileira Myra Carvalho, acusada de perseguir e enviar cerca de 8 mil cartas ao cantor Harry Styles em...

Elon Musk questiona quanto custaria comprar a “Rede Globo”; entenda

Após um pedido de um internauta, o empresário Elon Musk questionou, neste domingo (21/04), quanto custaria comprar a Rede...

Projeto leva vivências teatrais para alunos da rede municipal de ensino de Salvador

O projeto “Contando Histórias do Meu Mundão”, desenvolvido pelo grupo Chegança Atelier Cultural, chega à 2ª edição passando por...