Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Políticas públicas empoderam mulheres na agricultura familiar da Bahia

No Dia Internacional da Mulher, a Bahia celebra os avanços significativos alcançados pelas mulheres rurais, impulsionados pelo compromisso do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em proporcionar oportunidades e promover a equidade de gênero na execução de projetos e ações. A empresa pública, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem se destacado na implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres rurais, buscando não apenas oportunidades, mas, também, o fortalecimento da presença feminina no setor.

O lançamento de editais específicos para mulheres, como o de Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres, e outro voltado para Mulheres Indígenas, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), é um exemplo claro desse compromisso. Cida Oliva, diretora executiva do projeto Parceiros da Mata, destaca a importância de direcionar ações para as mulheres, reconhecendo seu papel vital na agricultura familiar.

“Quase 51% da população rural é composta por mulheres. É essencial direcionar ações para as mulheres, entendendo e reconhecendo a importância desse público para a agricultura familiar. As mulheres atuam diretamente na produção de alimento e na promoção da soberania alimentar e são mais ativas no empreendedorismo. Já avançamos e temos ainda que avançar ainda mais e é nessa direção que a CAR segue para promover cada vez mais a inclusão socioprodutiva das mulheres no campo”, afirma Cida.

Essa prática vem se efetivando nas construções dos projetos da CAR, um exemplo recente é a inclusão da cota de 50% de mulheres, no público de beneficiários (as) dos investimentos do novo projeto da CAR, Parceiros da Mata. Beth Siqueira, assessora de Gênero, Raça, Etnia e Geração da CAR, ressalta o impacto positivo dessas políticas públicas.

“Na política pública, é importante que os projetos criem equidade de gênero, onde mulheres e homens tenham a mesma participação. A CAR vem dando visibilidade à presença efetiva das mulheres nos empreendimentos apoiados e diversas ações vêm fortalecendo e levando as mulheres agricultoras a um processo de empoderamento individual e coletivo”, sinaliza Beth.

O projeto da CAR, Bahia Produtiva, deixou seu legado e foi fundamental para promover a inclusão produtiva e a geração de renda entre as mulheres rurais, com 47% de mulheres beneficiárias. Já o Pró-Semiárido, que atua junto a mais de 75 mil famílias, conta com 41.992 mulheres como chefes de família. Elas contaram com iniciativas como a Caderneta Agroecológica, que capacita e permite a sistematização das atividades, possibilitando uma participação ativa dessas mulheres no desenvolvimento de suas comunidades.

A presidente da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes), Maria Joselita Santos, conhecida como Branca, é uma das beneficiárias dos investimentos da CAR. Ela destaca a importância dessas políticas públicas e dos recursos fornecidos. “Os incentivos do Governo do Estado, principalmente em equipamentos como seladoras, raladores, freezers, balanças digitais e fornos, têm sido essenciais para melhorar as condições de trabalho das mulheres na agricultura familiar”, afirma Branca.

O acesso a políticas públicas tem sido crucial para transformar a vida das mulheres na agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. “Isso só foi possível porque a gente conseguiu acessar as políticas públicas, que proporcionaram a essas mulheres essa transformação”, conclui Branca.

Drogas são apreendidas pela PM em Simões Filho

Policiais militares da 22ª CIPM apreenderam cocaína, crack, k9 e munições, no início da tarde deste sábado (20), em Simões Filho. Os pms realizavam rondas...

PM frustra assalto e homem é preso com arma de fogo em Simões Filho

Na tarde de sexta-feira (19), policiais militares da 22ª CIPM frustraram um assalto em andamento e prenderam um homem com arma de fogo no...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Drogas são apreendidas pela PM em Simões Filho

Policiais militares da 22ª CIPM apreenderam cocaína, crack, k9 e munições, no início da tarde deste sábado (20), em...
Fundação Jose Silveira

Ludmilla é acusada de intolerância religiosa e se pronuncia: ‘não achei que iriam tão longe’

A cantora Ludmilla se envolveu em uma nova polêmica após sua apresentação no festival Coachella. Durante o show, a...

Ministério da Saúde confirma primeiro caso local de cólera em 18 anos no Brasil

Em uma nota técnica divulgada na última sexta-feira (19), o Ministério da Saúde confirmou o registro do primeiro caso...

SALVADOR: Parte de calçada cede na Avenida Centenário e deixa quatro pessoas feridas

Na manhã desta segunda-feira (22/04), por volta das 6h, quatro pessoas ficaram feridas após parte de uma calçada ceder...

FEIRA DE SANTANA: Pesquisa AtlasIntel aponta empate técnico e Pablo Roberto deverá ser o fiel da balança; veja números

A mais recente pesquisa AtlasIntel em Feira de Santana revela um cenário de indefinição na corrida pela prefeitura. Os...