Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Salvador 475 anos: Secom inicia publicação de matérias especiais sobre Salvador com base em exposições da Casa das Histórias

Neste ano de 2024, em que completa 475 anos, a primeira capital do Brasil recebeu dois presentes, tão importantes como necessários: a Casa das Histórias de Salvador (CHS) e o Arquivo Público Municipal. O nome ‘histórias’, assim mesmo, no plural, não é à toa. Este equipamento, tão moderno em seu interior como é clássico na sua fachada, foi criado para apresentar novas narrativas sobre os quase cinco séculos da cidade, destacando saberes e fazeres de pessoas comuns, geralmente ignorados pela ‘História’ oficial.

Para marcar este aniversário, que será celebrado na próxima sexta-feira, dia 29 de março, a Secretaria de Comunicação (Secom) lança a partir desta terça-feira (26) uma série especial de matérias contando algumas dessas histórias. Serão cinco textos, todos inspirados nas exposições presentes na Casa das Histórias de Salvador. Tal qual o novo equipamento cultural, o objetivo é dar luz a temas e aspectos menos comentados nos momentos de aniversário da capital baiana.

O primeiro texto, baseado no primeiro andar da CHS, conta como Kirimurê, o grande mar interior, que é como os tupis chamavam a Baía de Todos-os-Santos, foi se tornando pouco a pouco, por meio de aterros, o bairro do Comércio. A segunda matéria, que é inspirada na exposição do segundo andar, fala sobre a ligação ancestral que há entre a Barroquinha, no Centro Histórico, e o bairro do Engenho Velho da Federação.

A terceira matéria, tal qual o terceiro andar da CHS, traz depoimentos de soteropolitanos sobre o sentimento de identificação e pertencimento à cidade. A quarta história é sobre o Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (Epucs), órgão da década de 1940, genuinamente baiano, que realizou um dos estudos mais profundos, detalhados e revolucionários sobre planejamento de grandes cidades da história do nosso país. O acervo do escritório está guardado no Arquivo Público Municipal.

Já a quinta matéria fala sobre o processo de formação do Subúrbio Ferroviário de Salvador, uma das regiões mais importantes da cidade, trazendo também uma série de curiosidades sobre o local, como o Sambaqui da Pedra Oca, o Quilombo do Urubu e a descoberta de petróleo no Lobato. O texto é inspirado na exposição do Acervo da Laje, presente no terceiro andar da CHS, que reúne obras de artistas suburbanos.

Além de divulgado para republicação de toda a imprensa baiana, o conteúdo será publicado no site da Secom (https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/) e na Agência de Notícias da Prefeitura de Salvador (http://agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br/). O primeiro texto será publicado nesta terça-feira (26), seguido de mais dois na quarta-feira (27) e os dois últimos na véspera do aniversário de Salvador, quinta-feira (28).

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...