Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia

Turismo oferece 178 novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

O Ministério do Turismo está ofertando novas vagas para quem deseja se profissionalizar no setor. A parceria com o Senac oferece 178 oportunidades, distribuídas entre os estados de Goiás e do Paraná. Os cursos são gratuitos e ofertados por meio da modalidade EaD. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.ead.senac.br/gratuito/ e vão até o dia 21 de abril.

As turmas têm início no dia 26 deste mês e estão separadas em cinco temas. No Paraná estão disponíveis os cursos: boas práticas na manipulação de alimentos (30 vagas), cozinha brasileira (30 vagas), cozinha internacional (30 vagas), cozinha japonesa (30 vagas) e sustentabilidade aplicada à cozinha (30 vagas). Já para o estado de Goiás foram disponibilizados os cursos: sustentabilidade aplicada à cozinha (4 vagas) e boas práticas na manipulação de alimentos (24 vagas).

A formação faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) destinado a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “Pré-requisitos” de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos.

Mais cursos
Também estão abertas 400 vagas de especialização para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados da macrorregião Norte e Centro-Oeste.

As vagas são referentes aos cursos em Atrativos Naturais e Atrativos Culturais (200 vagas para cada curso) e as inscrições terminam dia 8 de abril, por meio do link: https://anctur.com.br/inscricoes/ .

A especialização é gratuita, com carga horária total de 200 horas, sendo 160 horas EaD e 40 horas de aulas práticas em nível de Especialização Técnica, com ingresso em 20 de abril de 2024.

No Portal de qualificação do MTur, o https://qualifica.turismo.gov.br/ , estão abertas, ainda, vagas para curso de Condutor Náutico, realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). As vagas são ilimitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto. Clique aqui e garanta sua participação.

Só no primeiro semestre deste ano, o Ministério do Turismo já disponibilizou mais de 9 mil vagas a profissionais e estudantes do setor em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização. As oportunidades são ofertadas em plataforma própria do MTur e também por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o país.

Para o segundo semestre estão previstas vagas para os cursos de:

• Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA);
• Turismo Acessível às pessoas com deficiência intelectual;
• Turismo Acessível às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla;
• English for Tourism – Basic”, para formação em inglês nível A1;
• Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais;
• Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regional da Região Sudeste, Norte e Centro-Oeste;
• Agente de Viagens;
• Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição;
• Cerimonial e Protocolo para Eventos;
• Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Cozinha Internacional;
• Cozinha Brasileira;
• Cozinha Japonesa;
• Sustentabilidade Aplicada a Cozinha; e
• Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso da desembargadora e da juíza...

Servidores estaduais têm desconto especial para aquisição de veículos da BYD

O Governo do Estado e a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) formalizaram, nesta quinta-feira (11), uma importante parceria para garantir que os servidores...

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso...
Fundação Jose Silveira

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso...

Servidores estaduais têm desconto especial para aquisição de veículos da BYD

O Governo do Estado e a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) formalizaram, nesta quinta-feira (11), uma importante parceria...

Cinco bairros recebem 4ª Rodada da Copa Salvador Interbairros neste domingo (14)

A 4ª Rodada da Copa Salvador Interbairros acontece neste domingo (14), em cinco campos da cidade: Boca do Rio,...

Câmara aprova definição do projeto marco legal de hidrogênio verde

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa quinta-feira (11), a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de...