Acontece nesta sexta-feira (05/04), em Salvador, o I Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura, promovido pela Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia. O evento, no Centro de Convenções da capital baiana, tem como principal objetivo a busca pela ampliação do conhecimento no setor pesqueiro, capacitando pescadores e aquicultores por meio de palestras e trocas de experiências. Mais de mil pessoas, inclusive representantes do Ministério da Pesca, Governo da Bahia, Sebrae e Banco do Nordeste, participam do evento.
Ao Informe Baiano, o deputado federal e representante da categoria, Raimundo Costa (Podemos), destacou que o movimento valoriza “o nosso papel como cidadão, o nosso papel como produtor de alimento, o nosso papel na economia e a gente precisa discutir sobre tudo isso, garantindo também os direitos dos pescadores”.
“O pescador que tem dificuldades e precisa de mais condições para trabalhar e avançar. Então, é preciso discutir com o poder público municipal, estadual e federal e o mandato, justamente, pra fortalecer. Esse evento é um sucesso. Aqui tem pessoas de todos os cantos da Bahia”, acrescentou.

O parlamentar baiano exaltou a atividade pesqueira para a economia do Estado e na produção de alimentos de total qualidade. Também lembrou que a pesca é uma “atividade milenar”, inclusive está na Bíblia, onde “Pedro mandou jogar três vezes a rede, o pessoal resistiu e na persistência, na fé conseguiu”.
“Então, mostramos a força do trabalho, da geração de emprego através da pesca. Na Bahia temos água em abundância, água em rios, açude, barragem e estamos mostrando o potencial que é aqui. Aqui cultura, é o novo mundo de mercado de consumo. Você não tem mais lugar para produzir gado, mas temos águas para produzir peixe, sobretudo, para garantir esse o alimento tão nobre que é o peixe”, finalizou o deputado Raimundo Costa.
Salvador receberá o I Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura