O Denga Love, aplicativo de namoro apenas para pessoas negras, tem se destacado no mercado. O modelo do app é similar a outros famosos, como Tinder, Bumble e Happn, mas procura estabelecer a conexão com as raízes africanas – ao invés de “match”, a palavra usada é “chamego”.
O nome Denga, derivação de dengo, vem da língua quicongo ndengo e carrega o significado de doçura e do que é macio. O app foi criado em 2022 e reúne mais de 150.000 usuários, podendo faturar até R$ 2 milhões até desembro, segundo a revista exame.
O fundador, Fillipe Dornelas, diz que percebeu a necessidade após encontros mal-sucedidos. “Na última vez, uma pessoa me tratou mal racionalmente e eu pensei: ‘não estou aqui para isso’”, diz Dornelas.
A maioria das pessoas cadastradas no aplicativo são de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. “Nós queremos tornar o Denga um aplicativo que seja a cara do Brasil, onde mais de 50% se identificam como pessoas negras”, explica Roger Cipó, influenciador e relações públicas,
O app aplica o modelo “freemium”: há a assinatura gratuita, ou “free”, e a parte paga, “premium”. Quando o usuário quer utilizar mais funcionalidades, paga uma mensalidade, com valores a partir de 15.
Em 2023, o negócio fechou com faturamento acima de R$ 600.000. A previsão é reflexo de um início de ano mais quente, com crescimento em torno de 25%.