Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo dia 30 de abril com números que impressionam: anualmente, são realizados cerca de 56 mil atendimentos e 250 mil procedimentos. O trabalho do Instituto, contudo, vai além das consultas e exames. As famílias também recebem todo o suporte necessário, já que os atendimentos não se restringem aos casos de cegueira, contemplando também pessoas com baixa visão. Grande parte do trabalho é mantido graças a doações. Um dos apoios vem do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, conduzido pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), no qual os participantes podem compartilhar as notas fiscais eletrônicas com entidades filantrópicas.

“Geralmente, quando nasce uma criança cega, ninguém está preparado. Por isso, é fundamental esse suporte à família. Quando a família se fortalece e acredita na criança, ela vai longe”, afirma a presidente do ICB, Heliana Diniz. “Temos, por exemplo, uma professora de atividade de vida diária, que ensina crianças e adolescentes a andarem de bengala na rua”, explica ela, destacando que o Instituto possui uma gama de serviços voltados à reabilitação e à habilitação dos pacientes.

No Instituto, os alunos têm aulas de braille, matemática, informática, música e esportes, como o futebol de cinco, adaptado para atletas com deficiências visuais. Heliana reforça que a entidade precisa muito da ajuda da população para manutenção destas atividades.

“É por isso que estamos batalhando para aumentar a arrecadação no Sua Nota é um Show de Solidariedade. Depois de se cadastrar no site da Nota Premiada Bahia, escolhendo o Instituto de Cegos da Bahia, é importante lembrar de pedir o CPF na nota fiscal a cada compra”, destaca a presidente do ICB.

Os recursos recebidos a cada quatro meses, por meio do programa, são utilizados nas despesas com manutenção, materiais de limpeza e escritório. Na última etapa do Sua Nota é um Show de Solidariedade, de setembro a dezembro de 2023, o Instituto de Cegos da Bahia recebeu R$ 26,8 mil a partir do compartilhamento de 125,8 mil notas fiscais eletrônicas.

Como apoiar

O compartilhamento de notas fiscais com as entidades apoiadas ocorre a partir da adesão do consumidor à campanha Nota Premiada Bahia, que integra o Programa de Educação Fiscal do Estado da Bahia junto com o Sua Nota é um Show de Solidariedade. Para participar e ajudar as instituições do Sua Nota, basta se cadastrar uma única vez na Nota Premiada, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br.

No momento do cadastro, é possível escolher até duas instituições filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, para compartilhar as suas notas fiscais eletrônicas. As premiações para as instituições sociais e de saúde acontecem a cada quatro meses, de acordo com a quantidade de notas fiscais que foram compartilhadas para cada entidade.

Leitura, música e informática

O prédio do Instituto de Cegos da Bahia está sendo reformado por etapas, a partir da adoção dos diversos espaços por empresas privadas. A biblioteca foi uma das áreas adotadas e já faz sucesso entre crianças e adolescentes. O novo espaço é completamente acessível e tem todo seu acervo em braile e em tinta e braille, contando com títulos como Harry Potter, além de equipamentos de informática de ponta para pessoas cegas e com baixa visão. Outros dois espaços também já passaram por reforma: a sala de psicomotricidade e o centro musical, onde acontecem aulas de violão, teclado, piano e percussão, entre outros instrumentos.

Carlos Eduardo Oliveira conta que só ficava em casa e agora já toca algumas músicas, como “Canta Canta, Minha Gente”, de Martinho da Vila, que ele acompanha com o pandeiro. “Há um ano e meio eu estou aqui, tentando mudar minha rotina para ver se fica melhor. Cada dia tentando aprender uma coisa diferente. Já sei tocar um pouquinho de samba, de forró, um pouquinho de tudo”, comemora.

Emocionado, Jorge Elan Magrani diz que é muito gratificante aprender a tocar um instrumento. “Desenvolve nossa mente, nosso corpo e alegra nosso espírito. É muito legal estar participando das aulas de música, ainda mais aprender a tocar pandeiro, que é um instrumento popular”.

Recursos ópticos

Outro destaque no atendimento do Instituto de Cegos da Bahia são os recursos ópticos, como lupas e telescópios, fornecidos aos pacientes após prescrição pelos oftalmologistas e treinamento específico. De acordo com uma das professoras que atuam nesta área, Maria Angélica Rocha, antes de receber os recursos ópticos, os pacientes precisam passar por um treinamento para aprender a utilizá-los da forma correta.

Uma das pacientes beneficiadas é Erundina Xavier, que há cerca de dois anos apresenta baixa visão. “Só consigo ver as cores. Eu queria a lupa porque tenho vários livros e não consigo ler. Eu quero uma coisa que possa me ajudar, quero ler, poder procurar e achar um documento”, afirma ela, que está na etapa de treinamento para, em seguida, receber a sua lupa.

F

“NÃO É PARA MIM”: Jerônimo comenta sétimo empréstimo e aponta orçamento apertado

O governador Jerônimo Rodrigues conversou com o Informe Baiano na manhã desta segunda-feira (20/05) e falou sobre o pedido de urgência do novo pedido...

FEIRA DE SANTANA: Adolescente morto a tiros por bandidos em motocicleta

Um adolescente identificado como Cauã Santos Silva, de 15 anos, foi morto com disparos de arma de fogo na noite desse domingo (19/05), no...
Fundação Jose Silveira

“NÃO É PARA MIM”: Jerônimo comenta sétimo empréstimo e aponta orçamento apertado

O governador Jerônimo Rodrigues conversou com o Informe Baiano na manhã desta segunda-feira (20/05) e falou sobre o pedido...
Fundação Jose Silveira

“NÃO É PARA MIM”: Jerônimo comenta sétimo empréstimo e aponta orçamento apertado

O governador Jerônimo Rodrigues conversou com o Informe Baiano na manhã desta segunda-feira (20/05) e falou sobre o pedido...

FEIRA DE SANTANA: Adolescente morto a tiros por bandidos em motocicleta

Um adolescente identificado como Cauã Santos Silva, de 15 anos, foi morto com disparos de arma de fogo na...

Fundação José Silveira/Hospital Santo Amaro ocupa primeira posição no ranking nacional do Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde

Por sua atuação alicerçada na entrega de serviços com alta eficiência, a Fundação José Silveira/Hospital Santo Amaro vem acumulando...

Medida provisória flexibiliza regras de licitações para enfrentar calamidades

O Poder Executivo editou a Medida Provisória 1221/24, que flexibiliza as regras das licitações públicas para agilizar e dar...