A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou aos clubes que disputam o Brasileirão 2024 que se posicionem formalmente e com urgência sobre uma possível paralisação do campeonato devido às enchentes no Rio Grande do Sul. O Ministério do Esporte pediu ao órgão que a competição seja interrompida.
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que a decisão pela continuidade ou não cabe aos participantes.
“A CBF, quando define uma competição, faz reuniões de conselho técnico da Série A, da B, da C, da D e também das competições de base. Se houve um pedido de uma paralisação, nós vamos dar conhecimento a cada clube, a cada Série desses clubes, para que eles possam se posicionar com relação ao documento do Ministério do Esporte. E, a partir daí, se for necessário, reunir o conselho técnico para que eles possam deliberar”, disse.
Não há consenso entre os clubes da primeira divisão do Brasileirão sobre a questão. Bahia e Vitória, por exemplo, não opinaram ainda sobre o tema. Grêmio, Internacional e Juventude deixaram claro que são a favor da pausa, mas não receberam apoio suficiente dos outros times. Os jogos do trio gaúcho foram adiados até o dia 27 de maio.