Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Bahia mantém maior número de analfabetos do país

Em 2022, a Bahia registrou cerca de 1.420.947 pessoas de 15 anos ou mais que não eram alfabetizadas. Sendo assim, o estado manteve o maior número de analfabetos do país, ocupando essa posição há 31 anos. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (17/05), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme os dados do Censo Demográfico 2022, a taxa de analfabetismo no estado era 12,6%, o que representa que 1 em cada 10 habitantes de 15 anos ou mais que não havia dado início à educação básica.

As pessoas não alfabetizadas se concentram nas faixas etárias mais avançadas. Em 2022, na Bahia, 6 em cada 10 pessoas que não sabiam ler nem escrever tinham 55 anos ou mais (872.400 ou 61,4% do total).

Apesar disso, a Bahia conseguiu alcançar o maior recuo absoluto da população não alfabetizada. Ao todo, foram menos 308.350 pessoas, de acordo com a pesquisa.

O Nordeste concentrava pouco mais da metade dos analfabetos do Brasil em 2022, sendo 6.123.989 ou 53,7% do total. Dos nove estados da região, Alagoas liderava o ranking, com (17,7%), seguido por Piauí (17,2%) e Paraíba (16,0%).

Por outro lado, os índices mais baixos foram registrados em Santa Catarina, onde somente 2,7% da população não sabia ler nem escrever, no Distrito Federal (2,8%) e Rio Grande do Sul (3,1%).

 

Servidores federais ambientais iniciam greve

Servidores federais da área de meio ambiente iniciaram nesta segunda-feira (24) uma greve que - até o dia 1º de julho - deve abranger...

QUEIMADAS NO PANTANAL: MS decreta situação de emergência por causa dos incêndios

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência por causa dos incêndios no Pantanal. A resolução foi publicada no Diário Oficial...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Servidores federais ambientais iniciam greve

Servidores federais da área de meio ambiente iniciaram nesta segunda-feira (24) uma greve que - até o dia 1º...
Fundação Jose Silveira

Servidores federais ambientais iniciam greve

Servidores federais da área de meio ambiente iniciaram nesta segunda-feira (24) uma greve que - até o dia 1º...

QUEIMADAS NO PANTANAL: MS decreta situação de emergência por causa dos incêndios

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência por causa dos incêndios no Pantanal. A resolução...

São João da Bahia segue sem registro de crime grave pelo sexto dia seguido

Pelo sexto dia seguido, encerrado na madrugada desta segunda-feira (24), o São João da Bahia, realizado em Salvador, não...

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES: Barraca clandestina de fogos de artifícios explode no oeste da Bahia

Na noite desse domingo (23/06), uma barraca clandestina de fogos de artifício explodiu na cidade de Luís Eduardo Magalhães,...