Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista

Amargosa celebra a agricultura familiar com Feira Saberes e Sabores do Campo

No próximo domingo (19), a Praça do Bosque em Amargosa, no Território do Vale do Jiquiriçá, receberá um evento especial: a Feira da Agricultura Familiar: Saberes e Sabores do Campo e o Encontro de Mulheres. Este evento promete proporcionar um ambiente formativo, de comercialização e repleto de sabores locais.

A feira contará com a participação de cerca de 30 organizações produtivas da agricultura familiar, que apresentarão uma diversidade de produtos. Entre eles se destacam derivados do cacau, como licor e mel de cacau, derivados da mandioca como diversos tipos de beiju, artesanatos, além de produtos lácteos como queijos e iogurtes, que já contam com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Os participantes são do Território do Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul e Recôncavo. A organização do evento é feita pela Associação Agroecologia Jaqueira e da Prefeitura Municipal de Amargosa, com apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Uma das cooperativas participantes é a Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Sustentável dos Territórios Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul da Bahia (Coopeipe). A presidente da cooperativa, Joélia Alves, expressa suas expectativas para o evento. “Nós estamos entusiasmados para participar dessa feira territorial com uma variedade de produtos, incluindo mel de cacau, biscoito acebolado, croquete de aipim, sequilhos de goma, e muitos outros. A participação na feira é uma oportunidade de mostrar a qualidade dos nossos produtos e a dedicação dos nossos agricultores”.

A Coopeipe conta com apoio da CAR, que investiu na construção de uma agroindústria para a produção de polpas de frutas na comunidade de Chapadinha, em Amargosa, e na requalificação de uma agroindústria de semiprocessados de verduras em Mutuípe. Este apoio tem sido crucial para o desenvolvimento da cooperativa e para a sustentabilidade das comunidades envolvidas.

Além da feira, o evento contará com Encontro de Mulheres será realizado pelo Colegiado do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá (Codeter Vale) e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Este encontro pretende abordar as demandas e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade, especialmente no contexto rural.

A Feira da Agricultura Familiar em Amargosa é uma celebração da cultura local, da resiliência das comunidades rurais e do papel vital que a agricultura familiar desempenha na sustentabilidade e no desenvolvimento regional.

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem de 20 anos assassinada a...

FUZIL APREENDIDO: Rondesp é recebida a tiros em Itapuã

Na tarde deste sábado (22/06), policiais militares da Rondesp Atlântico foram atacados por integrantes de uma facção criminosa, na Travessa da Jamaica, no bairro...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem...
Fundação Jose Silveira

GOLPES DE FACA: Fofoca sobre traição em empresa termina com mulher morta

Uma briga entre funcionários de uma empresa provocada por uma fofoca de uma suposta traição terminou com uma jovem...

FUZIL APREENDIDO: Rondesp é recebida a tiros em Itapuã

Na tarde deste sábado (22/06), policiais militares da Rondesp Atlântico foram atacados por integrantes de uma facção criminosa, na...

Primeira Academia Salvador ao ar livre é inaugurada no Dique do Tororó

Ponto de encontro para a caminhada e a corrida, o Dique do Tororó agora conta com a Academia Salvador...

MP recomenda à Câmara Municipal de Salinas da Margarida a exoneração de servidores nomeados de maneira irregular

O Ministério Público estadual recomendou na última segunda-feira, dia 17, que a Câmara Municipal de Salinas da Margarida exonere,...