Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Em greve, defensores públicos solicitam apoio dos vereadores após 13 anos sem reajuste

Os defensores públicos baianos, que estão em greve, participaram nesta segunda-feira (20/05) da a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Salvador.

A categoria está paralisada desde o último dia 15 de maio. A situação da categoria foi relatada pela vice-presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), Melisa Teixeira, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara na sessão presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB).

Segundo Melisa, a categoria reivindica melhorias na estrutura de trabalho e um aumento no número de defensores. Ela destacou que “a Defensoria é a porta da esperança” para as pessoas que necessitam de justiça.

A representante também solicitou a aprovação, pela Assembleia Legislativa da Bahia, do Projeto de Lei Complementar nº 154/2023, que propõe alterações na Lei Complementar nº 26, de 28 de junho de 2006 (Lei Orgânica e Estatuto da Defensoria Pública do Estado da Bahia), entre outras providências.

Em carta distribuída no Plenário Cosme de Farias, lideranças da ADEP-BA afirmam que, ao longo dos anos, a instituição vem sendo desrespeitada e tratada de forma desigual em comparação com outras carreiras, o que viola diretamente a Constituição Federal de 1988.

A categoria informou que os casos urgentes, como saúde, audiências de custódia e apresentação de adolescentes, serão priorizados, com avaliação periódica dos demais casos.

Nos comentários da Tribuna Popular, o vereador Duda Sanches (União) afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues deveria atender às reivindicações dos defensores públicos, uma “categoria que enfrenta uma missão árdua e difícil”.

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) pediu o aumento no número de defensores públicos e reconheceu a luta da categoria. Seu colega, Augusto Vasconcelos (PCdoB), enfatizou a necessidade de valorizar o trabalho desses profissionais e apoiou a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 154/2023.

Os 13 anos sem reajuste salarial dos defensores públicos foram lembrados com indignação pelo vereador Kiki Bispo (União). A maneira como o governo do Estado da Bahia vem tratando a Defensoria Pública foi criticada pelo vereador Leandro Guerrilha (Republicanos).

A presença de Melisa Teixeira na Tribuna Popular foi possível devido à ausência dos oradores previamente inscritos, Vivian Caroline de Freitas Magalhães e Silvia Santos Ribeiro.

Jovens do Protagonismo da Juventude Republicana, da Região Metropolitana, assistiram à sessão ordinária. Eles acompanhavam o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos).

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cerca de 40 milhões de aposentados e pensionistas tiveram dados cadastrais expostos por meio de acessos sem controle, confirmou em nota o Instituto Nacional...

Prefeitura e cooperativas promovem coleta seletiva no São João do Pelourinho

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), está com...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cerca de 40 milhões de aposentados e pensionistas tiveram dados cadastrais expostos por meio de acessos sem controle, confirmou...
Fundação Jose Silveira

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cerca de 40 milhões de aposentados e pensionistas tiveram dados cadastrais expostos por meio de acessos sem controle, confirmou...

Prefeitura e cooperativas promovem coleta seletiva no São João do Pelourinho

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana...

Jammil toca sucessos da banda, hits juninos e uma pitada de rock no São João do Pelô e Escandurras agita madrugada de Paripe

Pessoas que têm alguma dívida protestada ou estão com o CPF ou CNPJ da empresa inadimplente podem renegociar as...

Frank Aguiar se apresenta em Planaltino encerrando festejos de São João

Nesta segunda-feira (24/06), o show de Frank Aguiar marcou o encerramento da programação do tradicional São João de Planaltino,...