Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Multicentro Liberdade possui grupo para auxílio às gestantes

Com uma média de 15 gestantes e puérperas participantes por semana, o Grupo Acolher atende toda terça-feira, no Multicentro Liberdade, mulheres grávidas, independente do período de gestação. No local, elas participam de cursos, dinâmicas, com a participação de profissionais de saúde, a exemplo de obstetras, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, dentre outros envolvidos no acolhimento, entretenimento e cuidados com as futuras mamães, neste período considerado crucial na vida de uma mulher, repleto de mudanças físicas, emocionais e sociais.

A agente comunitária de saúde e responsável pelo Grupo Acolher, Christiane Lima, lembra que a iniciativa é uma resposta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para as mulheres de alta vulnerabilidade social em várias áreas de Salvador. O grupo atua sanando as dúvidas e amparando essas mulheres, dando instrução de qualidade e acolhendo de forma que a saúde física e mental seja mais sólida e consistente.

“A ação é um auxílio fundamental em todo esse processo, proporcionando maior segurança, certezas e confiança para o momento de dar à luz. Aqui preparamos a mulher para o parto e para o período pós parto, dando noções de amamentação e todas as nuances do processo”, informa a gestora.

Para ser incluída no grupo, a mulher pode se inscrever em qualquer estágio da gravidez, independente do trimestre em que esteja. Quanto ao desligamento, fica a critério e desejo da paciente, ou da possibilidade e assiduidade no curso, voltado tanto para as mães como para o companheiro ou acompanhante, que receberá instruções para acompanhá-la durante a gestação.

Ingresso – Para participar do programa, basta a grávida comparecer à unidade e solicitar a inclusão. “No Grupo Acolher é dado todo suporte, de forma a abraçar essas gestantes de forma holística, emocional e nas principais áreas de vulnerabilidade. Um lugar onde há construção de redes, compartilhamento de vulnerabilidade e tira-dúvidas, para mostrar que elas não estão sozinhas neste momento de grande sensibilidade”, completa Cristiane.

A gerente do Multicentro Liberdade, Cátia Santos, explica que o Grupo Acolher é uma estratégia que a gestão da unidade sentiu a necessidade de implantar, buscando ampliar a atenção prestada a essas gestantes e puérperas. “Trouxemos esse grupo para as atividades cotidianas, passando pela gestação e puerpério, até que essas crianças que daí nascerão passem a ser cuidadas pelo nosso serviço de pediatria, dando continuidade a essa assistência. Já a mãe, por sua vez, passa a ser cuidada pelo serviço de ginecologia, fazendo valer esse nosso grande potencial para acolher essas mulheres em todas as fases da vida, ampliando esse quantitativo”.

Na unidade são realizados vários eventos, com o auxílio de profissionais de enfermagem, odontologia, obstetra, sendo realizado um atendimento geral, identificando as vulnerabilidades, formando um círculo de apoio entre elas. Ao final é emitido um certificado de conclusão.

Para as mães em processo de amamentação, o Multicentro está preparando um espaço dedicado a esta prática, batizado de “Cantinho da Amamentação”, além de um fraldário para auxiliar as mães, para que se sintam totalmente seguras em frequentar o espaço.

A pedagoga Maiana Cunha, 37 anos, moradora da Liberdade, ficou sabendo do Grupo Acolher ao chegar à unidade para realização do pré-natal. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois nem todas sabemos o que esperar e como se portar durante a gestação. E mesmo tendo uma forte rede de apoio, com avó, mãe, companheiro e pessoas amigas, é muito gratificante dividir a experiência com o outro em situação semelhante. Aqui descobri muitas coisas que só tinha uma breve noção, e que agora estou mais à vontade para vivenciar. Me sinto mais tranquila, segura a cada encontro, em busca de fazer desse um bom momento para a espera de meu filho”.

A dona de casa Silmara Elaine, 40 anos, mesmo não sendo mãe de primeira viagem, acha importante participar do Acolher. “Aqui tiro muitas dúvidas, mesmo tendo sido mãe cinco vezes, sempre há algo novo a aprender. Minha expectativa é chegar na hora do parto com mais segurança e fortalecida para mais este desafio”.

Apoio – O Grupo Acolher foi formado a partir da necessidade de melhorar os indicadores de saúde materno-infantil e na promoção de uma gestação mais segura e saudável para todas as mulheres, independentemente de sua condição socioeconômica. É uma medida preventiva que busca a promoção da saúde e do bem-estar das futuras gerações, oferecendo suporte emocional e psicológico.

São promovidas sessões de aconselhamento individual e em grupo, para ajudar as gestantes a lidar com ansiedade, depressão e outras questões emocionais relacionadas à gravidez, promover a autoestima e a autoconfiança das gestantes através de atividades de empoderamento e suporte emocional. A iniciativa procura ainda garantir pleno acesso a informações de qualidade acerca da gestação, por meio de palestras e workshops sobre temas essenciais, como nutrição, cuidados pré-natais, preparação para o parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido.

Durante o período de participação, as futuras mamães recebem materiais educativos e informativos, incluindo folhetos, livros e recursos on-line, para melhorar o conhecimento das gestantes sobre a gravidez e o parto. Para promover a saúde física das gestantes, o Grupo Acolher procura facilitar a realização de atividades físicas adequadas para gestantes, como ioga, pilates e alongamento, para promover o bem-estar físico e a preparação para o parto, além de prover acompanhamento nutricional personalizado para garantir que as gestantes mantenham uma dieta equilibrada e saudável durante a gestação.

As sessões também contam com informações visando reduzir os riscos associados à gravidez e ao parto, monitorar a saúde das gestantes através de consultas regulares com profissionais de saúde, incluindo médicos obstetras, enfermeiros e nutricionistas, identificar e encaminhar gestantes de alto risco para cuidados médicos especializados quando necessário.

Foragido da justiça de Pernambuco é detido pela PM em Ibicuí

Um homem de 32 anos, cantor de seresta, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, na manhã deste sábado (22), na cidade de Barra...

Festa 2 de Julho de Governador Mangabeira recebe patrocínio do Petrobras Cultural

Governador Mangabeira, no coração do Recôncavo Baiano, está se preparando para mais um ano da Festa 2 de Julho. Há mais de 30 anos,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Foragido da justiça de Pernambuco é detido pela PM em Ibicuí

Um homem de 32 anos, cantor de seresta, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, na manhã deste sábado...
Fundação Jose Silveira

Cantor Eric Land fala da mistura de ritmos e anuncia parceria com Dorgival Dantas

LDurante uma coletiva no São João da Bahia, que acontece no Parque de Exposições, neste domingo (23/06), o cantor...

SOFRÊNCIA GARANTIDA: Diego e Victor Hugo cantam seus maiores sucessos no São João da Bahia

Os cantores sertanejos Diego e Victor Hugo cantaram seus maiores sucessos no São João da Bahia, que acontece neste...

DE NOVO NA ZONA! Vitória joga bem, mas perde de virada para Bragantino

O Vitória deixou escapar um resultado positivo, na noite deste domingo (23/06), em Bragança Paulista (SP). A equipe perdeu...

Homem roubado em “ensaio da Anitta” decide processar cantora; ele pede R$13 mil por colar

A cantora Anitta está sendo processada por um homem que afirma ter tido o cordão de ouro roubado em...