Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista

Saúde Mais Perto começa em Cruz das Almas com expectativa de 8 mil atendimentos

Com 530 mil atendimentos já realizados somando as edições de 2023 e 2024, a Feira Saúde Mais Perto se tornou uma referência de política pública na área de saúde para os baianos. Desta vez, a ação, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em conjunto com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), está levando serviços para a população de Cruz das Almas. A edição de número 60 da Feira Saúde Mais Perto está sendo realizada nesta quinta-feira e sexta-feira (23 e 24) na cidade do recôncavo baiano.

“A ideia é ampliar o acesso da população à saúde. Queremos que todos tenham acesso a todos os serviços de forma digna”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Ela ainda destacou que todos esses atendimentos resultaram em melhores condições de vida para diversos baianos.

Uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) possibilitou que a estrutura para os atendimentos fosse montada no campus da instituição de ensino. De acordo com a reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, essa união demonstra a disposição da universidade em contribuir com a iniciativa. “É nossa função nos aproximar da população e a ‘Saúde Mais Perto’ cumpre esse papel. É uma ação garantidora de direito social da população”, avalia.

A presidente da VSBA e primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, que também é professora da UFRB, destaca que iniciativas como estas dentro da universidade contribuem na formação dos profissionais. “É um momento de integrar pesquisa, ensino e extensão, além de evidenciar a possibilidade de se construir políticas públicas de forma conjunta”, afirma.

Para esta edição, os agendamentos dos serviços estão sendo feito por meio do site saudemaisperto.saude.ba.gov.br. Entre os serviços de saúde oferecidos, estão consultas e procedimentos oftalmológicos (rastreamento para cirurgia de catarata de idosos acima de 60 anos, exame de refração, limpeza da lente para quem já fez cirurgia de catarata), atendimento odontológico, preventivo ginecológico, exames de ultrassonografia (transvaginal, parede abdominal, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal, região inguinal, região pélvica e partes moles), eletrocardiograma, raio-X, mamografia e exames laboratoriais. Ao todo, cerca de 8 mil atendimentos são previstos, além 1.500 procedimentos de oftalmologia.

Uma das beneficiadas foi Sandra Lúcia da Silva Moura. Moradora de Cruz das Almas, ela conta que buscou atendimento oftalmologia para consulta de rotina. “Passei pelos exames e, na conversa com o médico, ele me disse que preciso fazer cirurgia de catarata. Já estou saindo daqui com o procedimento agendado”, comemora.

A feira ainda conta com Espaço Saúde, com aferição de pressão arterial e de glicemia, e orientação nutricional. Também oferece os serviços de emissão de primeira e segunda via do RG e de antecedentes criminais de forma gratuita.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG e CPF. No caso de exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

JIQUIRIÇÁ: Motorista perde o controle, bate em carro estacionado e deixa veículo imprensado em poste

Um acidente na BR-420, entre as cidades de Jiquiriçá e Mutuípe, chamou atenção por um dos veículos ter ficado com as rodas para cima...

São João da Bahia completa quinto dia sem registro de crime grave

O quinto dia do São João da Bahia no Parque de Exposições, em Salvador, terminou na madrugada deste domingo (23), sem registro de crime...
Prefeitura Porto Seguro

JIQUIRIÇÁ: Motorista perde o controle, bate em carro estacionado e deixa veículo imprensado em poste

Um acidente na BR-420, entre as cidades de Jiquiriçá e Mutuípe, chamou atenção por um dos veículos ter ficado...
Fundação Jose Silveira

JIQUIRIÇÁ: Motorista perde o controle, bate em carro estacionado e deixa veículo imprensado em poste

Um acidente na BR-420, entre as cidades de Jiquiriçá e Mutuípe, chamou atenção por um dos veículos ter ficado...

São João da Bahia completa quinto dia sem registro de crime grave

O quinto dia do São João da Bahia no Parque de Exposições, em Salvador, terminou na madrugada deste domingo...

São João de Paripe incrementa renda e traz alegria para os moradores do Subúrbio de Salvador

Mais do que beleza, encantamento e magia, a festa de São João, no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de...

SÃO JOÃO DE SERRINHA: Portões da festa são fechados por lotação máxima pela primeira vez na história

A Arena de Serrinha, local da tradicional festa de São João da cidade, ficou pequena para o show deste...