Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista

Circuito Letras Pretinhas: Projeto leva cultura, arte e literatura para crianças de Alto de Coutos

As crianças da Creche Mãe Nildete, localizada no bairro Alto de Coutos, participaram do projeto Circuito Letras Pretinhas na tarde desta quinta-feira (23). Contemplado pelo edital Territórios Criativos, lançado pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e com apoio do governo federal via Lei Paulo Gustavo, o projeto tem como objetivo levar cultura e educação por meio de arte e literatura.

Desde a semana passada, o Circuito Letras Pretinhas tem promovido uma programação cultural em bibliotecas comunitárias, creches e escolas municipais do Subúrbio Ferroviário de Salvador. As atividades incluem literatura, teatro e música, todas com acessibilidade em Libras e audiodescrição.

Na creche Mãe Nildete, que trabalha com cerca de 150 crianças, 90 delas tiveram a oportunidade de participar de oficinas de musicalização e escrita criativa, além de assistirem ao mini recital Maria Felipa. A proprietária do espaço, Nildete Sampaio de Souza, ressaltou a importância da iniciativa.

“Eu amo essa programação especial. O preto é a nossa identidade, é a identidade do Brasil. Então, para mim e para minhas crianças têm sido uma maravilha”, disse.

Aprendizado – A coordenação artística do projeto é da atriz, escritora e diretora Cássia Valle, com a participação das produtoras executivas Lucila Laura e Clésia Nogueira, e do diretor musical Cell Dantas. Lucila Laura comentou que, para ela, tem sido muito importante poder levar a literatura, a arte, o teatro e a música para as crianças e, principalmente, para a região do Subúrbio.

“Estamos permitindo que essas crianças tenham acesso a uma tarde ou manhã divertida, leve e cheia de aprendizado. Trabalhamos com a literatura preta, utilizando os livros de Cássia Vale nesse projeto. Falamos sobre Calu, Aziza e Maria Felipa, permitindo que essas crianças tenham acesso a essas informações. Recebemos as crianças, que ficam inicialmente tímidas, mas no final das dinâmicas e oficinas elas estão todas soltas, desenvoltas e querendo fazer mais. Vemos o brilho nos olhos delas”, acrescentou a produtora.

Entre uma atividade e outra, as crianças não esconderam a alegria com a oportunidade. A pequena Ana Cecília, de 4 anos, por exemplo, contou que se divertiu, brincou e gostou bastante das histórias. Com a mesma idade, Jefferson Marley concordou com a coleguinha.

Programação – Além de Alto de Coutos, o Circuito Letras Pretinhas já passou por bairros como Itacaranha, Periperi e Plataforma. O encerramento do projeto, programado para a próxima quinta-feira (30), contará com uma apresentação do espetáculo “Sarauzinho da Calu”, que será gratuito e aberto para toda a comunidade local, no espaço Subúrbio 360.

Prefeitura de Lauro de Freitas lamenta falecimento do secretário da SESP, Antonio Abreu

O secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP), Antônio Carlos, faleceu na manhã deste domingo (23), aos 45 anos.Antonio estava hospitalizado em decorrência de problemas...

O NEGÃO BROCOU! Bahia mete goleada no Cruzeiro e continua firme no G4

Em um jogo de ataque contra defesa, prevaleceu a insistência do Bahia, que ganhou do Cruzeiro de virada e ainda de goleada, neste domingo...
Prefeitura Porto Seguro

Prefeitura de Lauro de Freitas lamenta falecimento do secretário da SESP, Antonio Abreu

O secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP), Antônio Carlos, faleceu na manhã deste domingo (23), aos 45 anos.Antonio estava...
Fundação Jose Silveira

Prefeitura de Lauro de Freitas lamenta falecimento do secretário da SESP, Antonio Abreu

O secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP), Antônio Carlos, faleceu na manhã deste domingo (23), aos 45 anos.Antonio estava...

O NEGÃO BROCOU! Bahia mete goleada no Cruzeiro e continua firme no G4

Em um jogo de ataque contra defesa, prevaleceu a insistência do Bahia, que ganhou do Cruzeiro de virada e...

Homem descumpre medida judicial para curtir São João no Parque de Exposições, mas é flagrado

Policiais civis localizaram um homem no Parque de Exposições, na madrugada deste domingo (23/06), descumprindo uma medida judicial. A...

TÁ BARATO? Força aérea vai gastar R$ 30 mil em bacalhau para comandante

A Força Aérea Brasileira (FAB) planeja gastar quase R$ 30 mil para comprar 300 quilos de lombo de bacalhau...